Número de casos confirmados aumentou em várias cidades da região; Alpercata registrou primeiro óbito por coronavírus
No boletim epidemiológico divulgado nessa quarta-feira (20), a Prefeitura de Governador Valadares confirmou mais 12 casos de contaminação pelo novo coronavírus. É o maior número de casos confirmados em um único dia desde o começo da pandemia. Com esses números, a cidade chega a 100 casos comprovados da doença.
No mesmo boletim também foi confirmada uma nova morte, totalizando oito óbitos. A morte que estava em investigação, no entanto, permanece com o mesmo status. O novo óbito seria de um homem idoso, mas a Prefeitura não divulgou informações sobre o caso.
Repercussão
Como já tem ocorrido nas últimas publicações, o boletim gerou repercussão nas redes sociais. Várias pessoas mencionaram a abertura de bares e show ao vivo como irresponsabilidade, e pediram mais consciência por parte de quem está saindo de casa sem necessidade.
Houve até quem comparasse a situação da cidade com os Estados Unidos, já que Valadares é historicamente conhecida pela forte ligação com o país norte-americano.
Aumento de casos em outras cidades da região
O aumento dos casos confirmados de Covid-19 não tem ocorrido apenas em Governador Valadares. Confira os registros de outras cidades da região:
Ipatinga
Também nessa quarta-feira (20), a Prefeitura de Ipatinga confirmou 10 novos casos da doença, elevando o número total para 60. A cidade ainda não tem óbitos confirmados.
De acordo com a Prefeitura de Ipatinga, os novos casos identificados referem-se a seis pacientes do sexo masculino, com idades de 23, 40, 41, 42, 43 e 45 anos, e quatro do sexo feminino, com idade de 18, 36, 38 e 40 anos. Oito dos novos casos positivos estão cumprindo quarentena em isolamento domiciliar. Dois deles realizaram o teste rápido que apresentou o resultado IGG, ou seja, já tiveram o contato com o vírus.
Teófilo Otoni
Já em Teófilo Otoni, o número de casos confirmados subiu para 92. Na terça-feira (19) eram 81 casos. De acordo com a relação divulgada pela Prefeitura, a maior parte dos casos na cidade são de jovens e adultos, entre 20 e 49 anos.
Apesar de ter divulgado inicialmente, na manhã de quarta-feira (20), que eram 4 óbitos confirmados pela doença, a Prefeitura publicou mais uma nota no fim do dia comunicando sobre um quinto falecimento. De acordo com as informações divulgadas, trata-se de um homem de 77 anos que havia sido transferido para o Hospital Bom Samaritano.
Alpercata
Na manhã desta quinta-feira (21), a Prefeitura de Alpercata confirmou o primeiro óbito por Covid-19 na cidade. O óbito aconteceu na noite dessa quarta-feira (20). A vítima é um homem de 58 anos, morador do distrito de Era Nova. O paciente era diabético e deu entrada no Hospital Municipal de Governador Valadares, na segunda-feira (18), onde estava internado, com os sintomas da doença.
O prefeito Valmir Faria da Silva disse se solidarizar aos familiares e amigos neste momento de dor, e fez um alerta para que a população mantenha os cuidados necessários para evitar a proliferação do vírus. “Lamentamos muito a morte de um cidadão alpercatense, e pedimos encarecidamente que a população reforce os cuidados na proteção contra o novo coronavírus. O isolamento é de fundamental importância, por isso, fiquem em casa. Mas se precisar sair, use máscara, mantenha o distanciamento entre as pessoas, lave as mãos com frequência ou use álcool gel. Só a colaboração e o cuidado de todos, vão fazer a diferença em nossa cidade”, afirmou.
No total, Alpercata tem três casos confirmados, sendo que, destes, dois estão curados. A cidade tem ainda doze casos em investigação, que estão em isolamento domiciliar acompanhados pelas equipes de saúde do município. Quarenta casos já foram descartados por critérios clínicos.