[the_ad id="288653"]

Cooperativa traz desenvolvimento econômico e social do campo para a cidade

FOTO: Ascom/Cooperativa

por Luana Freitas e Kissyla F. Pires

GOVERNADOR VALADARES – Com mais de 400 colaboradores, a Cooperativa é uma das maiores empregadoras de Governador Valadares. Isso sem mensurar os empregos indiretos que ela proporciona, como transportadores, técnicos e produtores rurais.

Para se ter uma ideia, somente em dezembro de 2023, mais de R$ 20 milhões foram injetados na economia de 52 municípios atendidos pela Cooperativa.

Assim, segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Governador Valadares (CDL-GV), Rogers De Marco, a Cooperativa fortalece o comércio local e mantém a economia girando.

Mas os impactos, segundo De Marco, vão além do econômico. Eles também proporcionam desenvolvimento social.

DRD – Como a Cooperativa impacta diretamente o comércio local de Valadares?

ROGERS DE MARCO – Na geração de emprego e renda, na geração de impostos que são revertidos para GV e região e na movimentação de vários fornecedores e prestadores de serviços de outras regiões que vêm a GV para atender a empresa.

DRD – Na sua visão, qual é o papel da Cooperativa na promoção da economia local e no apoio aos negócios na região?

ROGERS DE MARCO – Através da capacitação de seus cooperados e apoio na melhor gestão, ela se torna um vetor direto de desenvolvimento local, assim melhorando a qualidade do negócio e de vida, gerando maior prosperidade e, consequentemente, mais investimentos locais.

DRD – A relação entre a Cooperativa e os lojistas tem gerado benefícios para o comércio na cidade?

ROGERS DE MARCO – Como uma das maiores empregadoras locais, o impacto socioeconômico é muito grande, levando a uma responsabilidade imensa.

FOTO: Fred Seixas

União e crescimento

Aproximadamente 9 milhões de quilos de leite in natura são captados por mês, com todo o processo sendo realizado de forma sustentável. A pecuária leiteira permanece sendo passada de geração em geração, se renovando e crescendo a cada dia.

“É por isso que eu gosto de participar do cooperativismo. Eu acho que a grande moeda é ver as pessoas juntas, realizando sonhos, construindo caminhos e trazendo resultados. Ao longo dessa história, a Cooperativa foi crescendo e se transformou”, disse João Marques, presidente da Cooperativa.

Para manter a paixão pelo cooperativismo viva entre as famílias produtoras, a Cooperativa adotou a homenagem como forma de reconhecer devidamente os cooperados que dedicaram a vida ao setor.

“A gente tem feito muito o reconhecimento dessas pessoas. Ao longo de 2023 a gente buscou dar reconhecimento aos cooperados mais antigos, alguns considerados pioneiros da Cooperativa. Porque tudo isso aqui foi construído como fruto dessa união. Aqui vemos pessoas trabalhando juntas por um bem comum e buscando resultados”, explica João Marques.

Agora, a Cooperativa pretende construir um novo parque industrial. O terreno onde funcionava a fábrica da Santher, no bairro Capim, foi comprado pela Cooperativa, que aguarda o melhor momento econômico para dar início ao projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM