GOVERNADOR VALADARES – Neste 30 de outubro, a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce preparou um evento dedicado ao encerramento da campanha “Outubro Rosa”. O tema da palestra foi “Autocuidado e saúde da mulher, com a psicóloga Danieli Maciel e a enfermeira Jackeline Fontes. A iniciativa teve o objetivo de, além de conscientizar, encorajar as mulheres a cuidarem mais de si, seja na saúde física ou mental.
Durante a conversa, a psicóloga frisou o quanto é essencial que as mulheres compreendam a importância de se cuidarem em primeiro lugar. De acordo com ela, pequenas atitudes no dia a dia ajudam a tornar o autocuidado constante e levar a autoestima.
“Falar sobre o autocuidado é muito lindo e importante, mas sabemos que a prática é difícil. Muitas mulheres não entendem que, para cuidar do próximo, primeiro ela precisa cuidar de si mesma. Se a gente se cuida, os nossos esposos, filhos, pais e amigos sempre terão uma melhor versão nossa. Se nos negligenciamos e nos deixamos de lado para focar no próximo, não vamos conseguir dar o nosso melhor. Não tem jeito. A qualidade das nossas relações ficam comprometidas. A saúde mental fica sobrecarregada. Então mulheres, se priorizem e se coloquem em primeiro lugar, porque, consequentemente, as pessoas que mais importam para vocês também terão os benefícios disso”, disse Danieli.
O autoexame
Seguindo com a palestra, a enfermeira Jackeline reforçou a importância do autoexame constante e diário. Aproximadamente 80% das mulheres descobrem o câncer de mama através do toque. Ele é ideal para que o público feminino conheça o próprio corpo detalhadamente.
“Tocar, conhecer as mãos, conhecer o seu corpo. É através do toque que a maioria das mulheres descobrem esse tumor quando já está crescido. O autoexame não substitui a mamografia, ele só complementa. Porque você descobre quando ele já está crescido, já a mamografia detecta antes desse tumor ser palpável. Essa é a diferença entre o autoexame das mamas e a mamografia”, explica.
Aprendizado
Dentre as mulheres entrevistadas, todas enfatizaram a importância das mulheres se ajudarem mutuamente e estarem atentas aos pequenos e grandes sinais do corpo. Para a artesã Ednairan Neves, adquirir conhecimento sobre o assunto é sempre importante para que os cuidados sejam redobrados.
“Achei muito boa a iniciativa de levar cada dia mais conhecido às mulheres. Precisamos nos ajudar sempre. Eu mesma sou uma mulher que já tive o diagnóstico da doença na família, já tive perda de pessoas para o câncer e é por isso que os conhecimentos sobre a prevenção e os cuidados se tornam cada dia mais importante”.