[the_ad id="288653"]

Cooperativa realiza assembleias e devolve capital social a cooperados

Cooperativa realiza assembleias e devolve capital social a cooperados
FOTO: Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce

GOVERNADOR VALADARES – A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce realizou, na última segunda-feira (31), suas Assembleias Geral Ordinária e Extraordinária. O evento ocorreu no galpão ao lado do Armazém da cooperativa, situado na BR-116, KM 415, bairro Planalto, em Governador Valadares. A primeira chamada aconteceu às 11h, a segunda às 12h e a terceira às 13h.

FOTO: Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce

Assembleias Geral Ordinária e Extraordinária

A Assembleia Geral Extraordinária teve como principais temas a reformulação do Estatuto Social da cooperativa, a fim de modernizar a gestão e governança, e a inclusão de novas modalidades de devolução do capital social. Neste ano, aproximadamente 200 cooperados serão beneficiados com a devolução. Além disso, foi criada uma nova diretoria, composta por Gilmar de Oliveira como diretor institucional e Cláudio Oliveira como diretor industrial e comercial. A última revisão do Estatuto havia ocorrido há 11 anos.

Um dos momentos que marcaram o encontro foi a devolução do capital social aos cooperados e a homenagem a 34 associados com mais de 80 anos de idade e pelo menos 15 anos de participação na cooperativa. Muitos desses homenageados contribuíram com a instituição por décadas, fortalecendo o cooperativismo e a produção agropecuária na região.

FOTO: Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce

O diretor-presidente da cooperativa, João Marques, destacou a importância da devolução do capital social. “Mais do que um valor monetário, cada litro de leite entregue à cooperativa representou o fortalecimento de um propósito coletivo. Hoje, ao receberem a totalidade de seu capital social, os homenageados exercem um direito assegurado pelo Estatuto e recebem o reconhecimento pelo que construíram”, afirmou.

Para simbolizar essa história, cada homenageado recebeu a Medalha de Honra Luís de Castro Côrtes, a maior honraria da cooperativa. O nome da medalha faz referência ao primeiro presidente da instituição e representa a gratidão pelos anos de dedicação.

Na Assembleia Geral Ordinária, foram discutidos temas como a prestação de contas do Conselho de Administração referente ao exercício de 2024, o Relatório de Gestão, o Balanço Patrimonial e a destinação das sobras financeiras. Também houve a eleição e posse dos novos membros do Conselho Fiscal: Divino Rodrigues, Marcos Leite, Jasmo, Meire Azevedo, Ilmo Coelho e Márcio Pimenta.

O diretor-vice-presidente da cooperativa, Fernando Ferreira, ressaltou a importância das assembleias. “São momentos fundamentais para apresentar os resultados da cooperativa e mostrar aos cooperados tudo o que foi realizado ao longo do ano. O ano de 2024 foi desafiador para a cadeia produtiva, mas trabalhamos intensamente para tornar a atividade leiteira sustentável”, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM