Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce preparou um evento em homenagem às mulheres. O tema da palestra foi “Autenticidade, coragem, sabedoria e inspiração: muito prazer, eu sou mulher”, com a psicóloga e professora universitária Ana Angélica Leão. A iniciativa teve o objetivo de, além de prestigiar, encorajar as mulheres a serem as suas melhores versões.
Na palestra, a psicóloga frisou a importância do autoconhecimento e o quanto é necessário a mulher se cuidar, amar e perdoar. Além disso, explicou formas de autocuidado e de elevar a autoestima, como saber falar não e realizar atividades que gosta, mesmo sozinha.
“Eu acho que hoje é um dia de reflexão, vivemos uma evolução muito importante. Mas também confirmar o tanto que temos crescido, buscando nossa valorização feminina como mulher, mãe e profissional. Acredito que é um momento de reforçar as reflexões sobre a nossa autenticidade. Falo muito sobre a autenticidade feminina, porque acho que isso tem faltado no repertório cognitivo das mulheres; buscar sua autenticidade na sua forma de ser, na sua beleza, na sua forma de ver o mundo e se firmar enquanto profissional, ainda mais com o machismo. Precisamos nos fortalecer e buscar nosso conhecimento acima de tudo”, disse Ana Angélica.
Ana Angélica durante a palestra/ FOTO: Kissyla Pires
Encorajamento feminino
Dentre as mulheres entrevistadas, todas reforçaram a importância das mulheres se ajudarem mutuamente e o poder que uma tem de encorajar a outra. Para a primeira-dama da Cooperativa, Silvana Mourão, esposa do presidente João Marques, é uma honra participar de um grupo de mulheres tão unidas.
“Me sinto honrada por participar desse grupo de mulheres maravilhosas, fortes, determinadas, com fé em Deus e que escolheram estar unidas. Me sinto honrada de participar desse evento também e achei importante porque fez despertar um lado que às vezes está esquecido na mulher. Nós temos que estar unidas e ajudando umas às outras”, afirma Silvana.
Conquistas
De acordo com Kelen Voria, diretora executiva do Sicoob Crediriodoce, foi importante ter participado e ver outras representantes do cooperativismo. “O evento foi significativo e a palestra realmente foi agregadora. Todas as mulheres que estavam presentes elogiaram e gostaria de agradecer a oportunidade, e dizer que fui muito bem representada. Achei inspirador ter outras mulheres representando outras classes do cooperativismo em Valadares”.
Já para Maíra Queiroz, é um privilégio ser mulher e poder desfrutar de tantas conquistas, após tantas lutas. “A responsabilidade vem de galope, a gente sente um peso e alívio pela luta das mulheres, por terem feito o que fizeram para a gente poder ser livre hoje. Me sinto livre para exercer minha profissão e ser mãe, amo o que faço, eu me amo, amo ser feminina. A gente não se define, todos os dias são das mulheres, mas hoje é muito especial”, disse.
Maíra é terapeuta, professora e influencer digital. No instagram, spotify e youtube ela fala sobre a essência da mulher e, de forma leve, oferece dicas para as mulheres serem cada vez mais elas mesmas.
“Eu falo sobre quem é a mulher na intimidade, é algo da essência, não é um motivacional feminino. Também abordo temas de relacionamento, a forma de relacionar com você mesma, e como transbordar para o outro o que está dentro de você. Relacionamento é a base da minha conexão, uma comunicação de forma assertiva”, explica.