O diretor-presidente da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, João Marques, esteve em mais uma Missão Técnica Internacional promovida pelo Sistema Ocemg. Desta vez, diversos líderes cooperativistas de Minas Gerais participaram do curso “Organizações Centradas em Clientes e Mercados”, realizado na Wharton University, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, até este sábado (31).
O foco do curso foi a promoção de estratégias de gestão mercadológica, tendo em vista as realidades e dinâmicas dos mercados, assim como nas relações com clientes e cooperados. Esta foi a sétima etapa da Trilha Internacional de Conhecimento, e foi a primeira vez que o Sistema Ocemg leva uma turma de líderes à Wharton University, que lidera o ranking dos melhores MBAs do mundo, de acordo com o jornal Financial Times.
João Marques recebeu o convite pessoalmente pelo presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), Ronaldo Scucato. A convocação foi realizada em reconhecimento ao constante trabalho de aprimoramento em gestão desenvolvido pela Cooperativa, que atualmente realiza a maior revisão do Planejamento Estratégico de sua história, em parceria com a Ocemg e com a Fundação Dom Cabral, classificada como a 7ª melhor escola de negócios do mundo pelo Financial Times.
Em 2023, o Sistema Ocemg realizou outras missões técnicas, como na Inglaterra, e na França, onde João Marques esteve na Space Rennes, uma grande feira direcionada ao mercado agropecuário, que apresenta novas tecnologias e formas sustentáveis de produção. Além disso, João Marques também participou de missões técnicas da Ocemg em Portugal, Suíça, Irlanda e Dinamarca.
A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce foi classificada pelo Programa de Acompanhamento Econômico Financeiro (GDA) como a 2ª melhor cooperativa do setor agro em Minas Gerais, e a 5ª melhor do Brasil, nos índices de gestão e finanças.