As pessoas que vivem em situação de rua não carecem apenas de atenção, alimentação ou de um lar. Como todo ser humano tem seus dias de fragilidade com relação à saúde, essa população também necessita de assistência médica, o que resultou no serviço de Atenção Básica integrado ao SUS no município, também conhecido como “Consultório na Rua”.
De acordo com a Prefeitura de Valadares, a iniciativa tem como foco a atenção integral à Pessoa em Situação de Rua e é composta por uma equipe multiprofissional, sendo: enfermeiro, técnico de enfermagem, agente social, assistente social e psicólogo.

Confira os principais serviços oferecidos pelo Consultório na Rua:
- Cadastros;
- Aferição de pressão e temperatura;
- Teste de glicose;
- Teste rápido de COVID e IST;
- Curativo;
- Vacinação;
- Entregas de receitas e medicamentos;
- Atendimento médico;
- Atendimento psicossocial;
- Acompanhamento nos hospitais e nos CAP`S;

Além disso, também são repassadas orientações sobre benefícios, encaminhamentos para a rede assistencial, entregas de insumos, como preservativo masculino e feminino, dentre outras atividades da área da saúde. A equipe – que vai às ruas, praças e locais com índice de população de rua – atende também o Abrigo Municipal e as instituições.
“A missão da Equipe Consultório na Rua é trabalhar a emancipação desses usuários, proporcionando a eles o seu protagonismo, reconhecendo cada pessoa a ser atendida na sua particularidade”, declarou a Prefeitura.
Um levantamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), informado no mês de novembro ao Diário do Rio Doce, relatou que atualmente há pelo menos 473 pessoas em situação de rua no município de Governador Valadares.















