[the_ad id="288653"]

Conheça um destino repleto de belezas naturais na região central de Minas

Conceição do Mato Dentro, no interior de Minas Gerais, é um destino turístico que oferece uma combinação de belezas naturais, história e cultura.
FOTO: Prefeitura de Conceição do Mato Dentro

CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO – Conceição do Mato Dentro, no interior de Minas Gerais, é um destino turístico que oferece uma combinação de belezas naturais, história e cultura. A cidade é conhecida por suas cachoeiras, incluindo as do Tabuleiro, a mais alta do Estado, e a Prainha, com sua praia de areia branca, que fazem parte da Rota das 10 Cachoeiras.

Para quem está em busca de um destino para aproveitar o calor do verão, a Rota das 10 Cachoeiras é uma ótima opção. O percurso de 43,5 quilômetros pode ser percorrido a pé, de bicicleta ou a cavalo, e leva os visitantes a conhecer dez cachoeiras, com alturas que variam de 13 a 273 metros.

A rota foi idealizada em 2016 e as ações de estruturação do caminho começaram em 2018. Para chegar até lá, a partir de Belo Horizonte, o trajeto passa pela MG-010 no sentido Conceição do Mato Dentro. Aproximadamente 50 km após a Serra do Cipó, basta seguir pelo trevo de Três Barras e após 2,0 km chegará à comunidade, onde está o marco zero da Rota das 10 Cachoeiras. Para quem sai de Valadares, a melhor opção é passando por Guanhães.

As pegadas amarela e preta da Rota das 10 Cachoeiras

O percurso da rota é relativamente fácil, mas é importante estar preparado. O caminho atravessa comunidades do entorno dos parques estaduais Serra do Intendente e Natural Municipal do Tabuleiro, podendo ser percorrido preferencialmente de bicicleta, a pé ou a cavalo. Se a ideia é marcar presença em todas as 10 cachoeiras, o trajeto completo do caminho leva-se, em média, oito dias a pé e cinco dias de bicicleta ou cavalo. Mas para aqueles que dispensam atividade física, podem ficar tranquilos que também é possível chegar à trilha de acesso às cachoeiras de veículos motorizados.

Na Rota das 10 Cachoeiras a sinalização adotada são as botas amarelas com fundo preto (Sentido Três Barras / Prainha) e botas pretas com fundo amarelo (Sentido Prainha / Três Barras). Esta sinalização está presente ao longo do eixo principal da rota com 43,5 Km. O eixo principal consiste em uma via que permite a conexão de todas as cachoeiras. A partir desta “trilha”, as pessoas podem se programar e escolher quais cachoeiras pretendem visitar, planejando melhor sua viagem. O percurso foi elaborado para ser percorrido a pé, a cavalo ou de bicicleta. Mas para aqueles que dispensam atividade física também é possível chegar à trilha de acesso às cachoeiras de veículos motorizados.

No sentido sul-norte, as cachoeiras são: Três Barras, Peixe Cru, Quedas do Ribeirão do Campo, Tabuleiro, Congonhas, Altar, Rabo de Cavalo, Bocaina, Gurita e Prainha.

Mais de 40 km de trilha

O projeto da Rota das 10 Cachoeiras é desenvolvido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e pela Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, conta com a participação de quatro comunidades do entorno dos parques estaduais Serra do Intendente e Natural Municipal do Tabuleiro.

A Cachoeira do Tabuleiro tem mais de 273 metros e queda de água – FOTO: Prefeitura de Conceição do Mato Dentro

A rota é dividida por trechos para facilitar a logística e os trabalhos de cada comunidade da região: o Trecho A é abarcado pelas comunidades de Três Barras e Cubas; o Trecho B e C, pela comunidade do Parauninha. Já o trecho D, engloba as comunidades de Candeias e Baú. A divisão também possibilita que os caminhantes percorram trechos menores, principalmente para aqueles que não têm tempo para fazer toda a trilha de uma só vez.

Sobre Conceição do Mato Dentro

Localizada a 166 quilômetros de Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro tem uma população de cerca de 24 mil habitantes. Com mais de três séculos, o município possui um imenso patrimônio histórico e natural preservado, além de guardar as características de interior e uma rica tradição religiosa.

A cidade é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1948 e abriga diversos bens imóveis, incluindo a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que é a principal atração turística da cidade. A igreja foi construída no século XVIII e o seu interior é ricamente decorado com pinturas e esculturas barrocas.

Distrito de Corrégos – FOTO: Prefeitura de Conceição do Mato Dentro

Outro atrativo histórico de Conceição do Mato Dentro é o conjunto arquitetônico de Tabuleiro, que inclui a Capela de Nossa Senhora da Penha, o Casarão dos Lopes e o Museu do Tabuleiro. O conjunto foi construído no século XIX e é um exemplo da arquitetura colonial mineira. A capela é um dos principais pontos de peregrinação religiosa da região.

Conceição do Mato Dentro também é conhecida pela sua produção artesanal, principalmente de cachaça e queijo. A cachaça é produzida em diversas fazendas da região de forma centenária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM