GOVERNADOR VALADARES – É inegável que a arte esteja presente em pequenos detalhes do nosso dia a dia. Seja em quadros, fotografias e esculturas, a arte visual tem avançado para que novas formas sejam criadas e ganhem cada vez mais espaços. O lettering mostrou-se um ótimo exemplo de tendência artística contemporânea. Trata-se da arte de desenhar letras em diversos objetos ao invés de simplesmente escrevê-las.
Essa técnica, feita muitas vezes manualmente, se tornou uma das decorações mais procuradas e queridinhas nos últimos anos. Em suma, isso se deve ao poder que ela tem de se adaptar e estar presente em qualquer lugar. Seja em quadros, canecas, roupas ou nas paredes.
Toque pessoal
Proprietária de uma loja online especializada em lettering, Thamires Barbosa encara esse tipo de trabalho como uma oportunidade do artista colocar um pouco de sua personalidade em cada peça entregue aos clientes.
“Tudo que é feito a mão me agrada bastante. Porque é um tempo em que o artesão, o artista, precisa se dedicar para fazer uma arte, uma encomenda. Isso me chama a atenção. É o toque do artista”, explica.
As letras em formato de arte surgiram para Thamires como a oportunidade de ter uma renda extra. Atuando como técnica de saúde bucal em uma clínica de radiologia, a artista revela que a paixão pela escrita surgiu ainda na infância. Contudo, ainda que tivesse esse apreço, nunca havia pensado em utilizar o seu talento como um trabalho de fato.
Tudo começou na pandemia
“O meu interesse pelo lettering surgiu na pandemia, em 2020. Foi quando, por um período, o local onde trabalho ficou fechado. Eu assistia muitas lives e algumas eram sobre o lettering. Eu achei bem interessante. Desde criança eu gostava muito de escrever, fazer frases e decorar. Eram os trabalhos de escola, caderno. Eu gostava bastante. Então quando eu vi a técnica, falei assim: ‘achei o que eu mais gosto de fazer'”.
Ainda de acordo com a artista, o início no meio comercial aconteceu de forma tímida. De sacolas personalizadas, a escrita de Thamires passou a ocupar rapidamente objetos dos mais diversos.
“Para otimizar umas encomendas que minha mãe fazia para entregar, eu passei a personalizar as sacolas, fazer o lettering na sacola para que o cliente recebesse. E o cliente que recebeu passou a fazer encomendas de sacola para dar presentes. E daí começou. Eu comecei a fazer em sacolas, depois passei para quadros, chaveiros, caixinhas, placas decorativas e por aí vai”, comenta.
Lettering e caligrafia são artes diferentes
Entretanto, vale ressaltar que, apesar de similares, lettering e caligrafia são duas artes diferentes. A caligrafia envolve a escrita a mão com ênfase na beleza, envolvendo regras em relação aos traços, ângulos e linhas. Posteriormente, o lettering surge como uma expressão artística sem regras, oferecendo maior liberdade criativa aos praticantes.
“Percebo um crescimento muito grande e vejo que em muitos lugares usam a escrita como decoração. O lettering está nas paredes de consultórios e restaurantes. Vejo que tem um crescimento muito grande”, disse Thamires.
Para conhecer os trabalhos de Thamires e um pouco mais sobre a técnica, visite a página no Instagram: @mimoserabisco.