[the_ad id="288653"]

Conheça a história do primeiro, único grão-mestre e precursor do Taekwondo em Valadares

FOTO: Arquivo pessoal

O esporte, para muitos, é um meio de refúgio e um grande estímulo para uma vida mais saudável. Para Hércules de Souza Araújo, todavia, esse não é o caso. O faixa preta 7º Dan e único grão-mestre de Taekwondo em Valadares define a prática como muito mais que crucial no seu dia a dia; ela é a sua vida.

Aos 49 anos, Hércules é considerado o precursor da arte marcial coreana no Leste mineiro. Natural de Itabira, o grão-mestre se viu motivado a iniciar na luta ainda na infância, devido a influência de estrelas do cinema hollywoodiano, como Bruce Lee, Jean-Claude Van Damme e Jackie Chan. “Eu comecei a entrar no Taekwondo em 1979, com quatro anos de idade. Tinha um time próximo a minha casa e eu costumava sentar na porta da academia para ficar olhando. Minha família não tinha condições de pagar a mensalidade e um dia o professor me levou para dentro e acabou me dando uma bolsa. Lembro que minha mãe foi me buscar e queria me bater, mas o mestre pediu para ela me deixar ficar e eu fui treinando, me sobressaindo e querendo continuar cada vez mais. Lembro que reencontrei esse meu primeiro mestre há um tempo e ele me disse ‘você sempre foi um mestre, você só não sabia. É uma coisa que me marca muito”, relembra.

Na década de 90, Araújo desembarcou em Valadares em busca de novas oportunidades no esporte e notou que havia uma predominância de práticas mais populares, como a Capoeira e o Jiu-Jitsu. “Tentei conciliar esse projeto que tinha aqui na cidade e mantenho até hoje, no bairro Santa Rita. Durante esse tempo, eu passei também pela Seleção Mineira, depois da Brasileira e fui tentando dar resultados e o meu melhor sempre. A minha vida foi toda dentro do Taekwondo. Nunca parei de treinar e ensinar”, afirma.

Com toda a sua experiência, em 2001, Hércules seguiu para o Uruguai, país onde conquistou um feito inédito para a sua carreira e também para Governador Valadares: o Campeonato Mundial, quando representou a Liga Nacional. Nesse ínterim, após consolidar o seu nome no esporte nacional, na época, ainda mestre, Hércules se dedicou a promover competições visando tornar o Taekwondo um esporte visível na região. “Eu fiz o primeiro evento voltado para o Taekwondo aqui em Valadares. Com o tempo, foi virando uma tradição e as premiações foram ficando melhores, mas o que se tornou um marco mesmo aconteceu em 2017, o Best of The Best. Já premiamos com carro 0km, troféus banhados a ouro e também dinheiro. O torneio chegou a ser o com a maior premiação da América Latina”, pontua o grão-mestre.

Em janeiro deste ano, Hércules conquistou o dobok dourado e a documentação oficial, equipamentos oficiais para uso exclusivo de grão-mestres em todo o país. Vale ressaltar que, atualmente, o grão-mestre é faixa preta no 7º Dan e está a apenas um grau de conquistar o título máximo permitido e expedido por outros países: o 8º. “O Taekwondo me levou a lugares que nunca imaginei ir, inclusive um visto para os Estados Unidos que vale por mais 9 anos. Gratidão ao Criador pelo cuidado com minha vida”.

No próximo dia 20 de dezembro haverá uma cerimônia simbólica para comemorar a chegada de sua credencial. O evento será realizado na Hércules Taekwondo Center Club, localizada na Avenida Padre José Manoel da Conceição, número 528, no bairro Santa Rita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM