O último Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgado por volta das 18h deste domingo, 15, mostra o registro de mais 22 casos de infectados com o coronavírus em Governador Valadares. Não houve alteração do número de óbitos em relação ao boletim de sábado, 14, que somava 324 mortes por causa da Covid-19.
A ocupação de leitos na rede SUS caiu de 70,80% para 68%, enquanto na rede particular subiu de 95% para 100%. A expectativa dos valadarenses está voltada para o final da tarde da próxima quarta-feira, 18, quando será divulgado o resultado do programa Minas Consciente, o qual classifica a região em três ondas e cada uma tem as suas restrições de funcionamento do comércio.
Atualmente Governador Valadares está na Onda Amarela, que é a intermediária, mas corre o risco de ser elevada à Onda Vermelha, que é a mais rigorosa. Nessa classificação é sugerido o fechamento total do comércio, denominada lockdown, que é quando o índice de infecção chega ao seu maior grau.
Esse temor é porque a cidade chegou a ficar na Onda Verde, mas por pouco tempo, pois os números voltaram a subir e ela retornou à Onda Amarela por apresentar aumento do número de casos de infecções e óbitos. Agora novamente este índice voltou a subir e, por isso, há essa apreensão de que volte à Onda Vermelha.