A medida visa facilitar o acesso da população a informações e serviços essenciais
Com a pandemia do coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Governador Valadares adotou diversas medidas em relação à prestação do serviço público, de modo a incentivar a permanência da população em casa, durante este período de isolamento social. Não é por menos que os atendimentos presenciais foram suspensos, com exceção dos serviços essenciais. Diante disso, para que a população se mantenha informada e continue usufruindo dos serviços públicos oferecidos pelo Município, a Prefeitura disponibilizou diversos canais, por meio de suas secretarias, de modo a facilitar a vida do cidadão.
SMS:
– Dúvidas e informações específicas sobre o coronavírus: A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou os seguintes números:
(33) 9-9997.3174
(33) 9-9811.3785
(33) 9-9910.6036
As ligações devem ser feitas de forma consciente. Ligue apenas se precisar de orientações sobre a doença ou de atendimento médico.
– Visitas domiciliares dos agentes de endemia e exames de leishmaniose: As visitas domiciliares estão suspensas. O trabalho está sendo realizado apenas em praças e lotes vagos, para eliminar os focos do Aedes aegypti. No entanto, está sendo mantido o trabalho de borrifação, com o uso de bombas costais em pontos estratégicos, e a realização de exames de leishmaniose. As coletas para os exames deverão ser agendadas, com antecipação, pelos números 3273.1014 e 3271.7381.
– Número de telefone para cadastro de pessoas acima de 60 anos ou acamados, para o cronograma de da Campanha Nacional de Vacinação contra o H1N1: A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza dois telefones para que pessoas acima de 60 anos ou acamados, que não estejam cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Estratégias de Saúde da Família (ESF), sejam identificados. A pessoa deve ligar para os números 3271.0189 ou 3275-4714 e informar nome, endereço, data de nascimento, se é acamado e domiciliado. Assim, serão identificados e inseridos no cronograma da Campanha Nacional de Vacinação contra o H1N1.
SMF
-A Gerência de Análise Tributária suspendeu o atendimento presencial ao público, mas continua atendendo via Whatsapp (33) 3279.7447, ou pelo e-mail: smf.gat@valadares.mg.gov.br. Atendimento exclusivo sobre processos de isenção de ITBI do Programa MCMV. Outros assuntos, somente após a regularização do atendimento presencial (atendimento: 12h às 17h30)
– A Procuradoria da Fazenda Municipal suspendeu o atendimento ao público, mas continua atendendo via Whatsapp, pelo número 3279.7439, e pelo e-mail: smf.pfm@valadares.mg.gov.br (horário: 12h às 17h30)
– Central de Atendimento ao Cidadão (CAC): alguns serviços estão disponíveis pelo site da Prefeitura:
· Emissão de guias (IPTU, Taxa de Lixo, ISSQN, Dívida Ativa, Taxas Administrativas);
· Emissão de Certidões (Lançamento, Negativa de Imóvel, quitação de diversos impostos);
· Emissão de taxas administrativas, formulários diversos e outras consultas.
Além desses serviços, o cidadão pode fazer outras solicitações por meio do e-mail atendimento@valadares.mg.gov.br. Mais informações pelo site da Prefeitura (valadares.mg.gov.br, aba “Cidadão”) e pelo telefone 3279.7438.
SMAS
– A Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência de Valadares está de prontidão, através de seus canais de atendimento (que funcionam para ligações e Whatsapp). A intenção é proteger e apoiar as mulheres vítimas de violência, evitando aglomerações, orientando e encaminhando-as para os serviços necessários.
Polícia Militar: 190
Delegacia da Mulher: (33) 9.9994.8846
Promotoria: 9.9117-8699
Saae
O Saae disponibilizou mais um canal para atendimento ao público. Além do telefone 115 e o site, os consumidores poderão solicitar serviços, agora, por meio do novo número de Whatsapp: (33) 98851-1035. O atendimento pelo número 115 é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e, no sábado, das 7h às 17h. Pelo Whatsapp (33) 98451-2184 ou 98851-1035 acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e, nos sábados, domingos e feriados, das 8h às 13h. A emissão de segunda via de conta pode ser feita pelo site www.saaegv.com.br, aba “Serviços”.
SMDE
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Smde) criou um Whatsapp para atendimento à população. Para entrar em contato, basta o cidadão clicar no link a seguir e informar a sua demanda: https://bit.ly/smde-online.
Além disso, a Secretaria também disponibilizou outros canais de atendimento, conforme a necessidade do cidadão:
– UaiTec: governadorvaladares@uaitec.mg.gov.br
– Sala Mineira do Empreendedor: smde.salamineira@valadares.mg.gov.br
– Link para mototaxistas que tenham interesse em se conectar com estabelecimentos que necessitam de profissionais: bit.ly/cadastro moto táxi
SMOSU
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos está à disposição para atendimento à população das 8h às 11h e das 13h às 16h, por meio do telefone e dos e-mails abaixo relacionados, somente para registro de solicitações de emergência:
Gabinete da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos
(33) 3277-7486
smo.gabinete@valadares.mg.gov.br
Departamento de Estradas e Ações Distritais
(33) 3277-7486
arceniagomes@hotmail.com
Departamento de Limpeza Urbana
(33) 3275-8402
smo.gabinete@valadares.mg.gov.br
Departamento de Transporte, Trânsito e Sistema Viário
(33) 3221-7496
smosu.dttsv@valadares.mg.gov
Departamento de Serviços Funerários e Cemitérios
(33) 3271-0661
dsfc-goval@hotmail.com
Departamento de Obras e Serviços
(33) 3277-7486
smosu.dos@valadares.mg.gov
Departamento de Obras Viárias
(33) 3275-7622
smoobras.dov@gmail.com
Departamento de Iluminação Pública
(33) 99198-9199
beneditopereiradesa@gmail.com
Seplan
O Departamento de Habitação e o setor de Regularização Fundiária estão realizando atendimentos apenas via Whatssapp:
– Departamento de Habitação: 3271.5924
– Regularização Fundiária: 3275.3603
– O Gerenciamento de Licenciamento e Parcelamento do Solo está atendendo pelo Telegram (33) 9.8879.5364 ou pelo e-mail: seplan.rubens@valadares.mg.gov.br
– A Gerência de Cadastro Técnico suspendeu o atendimento presencial ao público, entretanto continua atendendo em seus canais de comunicação, via Whatsapp (33) 3279.7466, Telegram (33) 9-9978.0588 e e-mail: seplan.cadastro@valadares.mg.gov.br
SMG
O Procon suspendeu o atendimento presencial ao público, mas continua o trabalho interno e de fiscalização. Denúncias podem ser feitas pelo número (33) 3276.7699 (fixo e Whatsapp) e e-mail: procon.atendimento@valadares.mg.gov.br
Priorize os serviços on-line pelo site:
www.valadares.mg.gov.br (aba “cidadão”)