Confira o panorama atual dos casos de coronavírus

Número de infectados no mundo ultrapassa um milhão; Brasil já registra 299 mortes provocadas pela doença

Em um mês, o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no mundo cresceu mais de dez vezes. Em fevereiro, quando a Organização Mundial da Saúde ainda não havia declarado a situação de pandemia, eram menos de 100 mil casos confirmados. Na tarde dessa quinta-feira, 3 de abril, o número ultrapassou um milhão e trinta e quatro mil.

No Brasil, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, na tarde de quinta-feira (3), são 7.910 casos confirmados e 299 mortes — o que registra uma letalidade de 3,8%. As regiões mais afetadas do país são o Sudeste, com 4.988 casos, e o Nordeste, com 1.180 casos. Todos os estados brasileiros já registram casos confirmados da Covid-19. Apenas Acre, Amapá, Mato Grosso, Roraima e Tocantins ainda não têm nenhum óbito pela doença.

gráfico com distribuição de casos
Gráfico de distribuição de casos de Covid-19 pelo Brasil. Fonte: Ministério da Saúde

Demora no resultado dos testes atrapalha dimensionamento real da situação

Outro número que também tem aumentado é o de mortes em investigação por suspeita de covid-19. Isso porque a letalidade da doença tem sido mais rápida do que a realização dos testes. Aqui em Governador Valadares, por exemplo, existem quatro óbitos em investigação, que podem ou não ter sido provocados pela doença.

A demora no resultado dos testes, de acordo com o secretário municipal de Saúde de Valadares, Enes Cândido, se deve ao acúmulo de pedidos na Fundação Ezequiel Dias (Funed), que, até então, concentrava todos os exames do estado de Minas Gerais. Com a sobrecarga, dá-se prioridade aos pacientes de risco em estado grave.

Desde o dia primeiro de abril, a Funed começou um processo de habilitação para outros 19 laboratórios em diferentes cidades de Minas Gerais, para que eles também possam realizar os testes. São laboratórios já equipados com os insumos necessários, e que poderiam ajudar a acelerar os resultados dos exames. No entanto, ainda assim os materiais não devem ser suficientes para zerar a fila de espera.

Em entrevista coletiva, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, já afirmou que a falta de insumos para realização dos testes é um problema mundial. O mesmo ocorre com o desabastecimento dos EPIs, equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas. “A partir do momento que a China anuncia o problema dos casos, logo em seguida ela para a exportação e produz apenas para o mercado interno”, afirmou Mandetta. De acordo com o ministro, a China é responsável por mais de 90% do fornecimento de EPIs.

Casos de coronavírus em Governador Valadares e em Minas Gerais

O número de casos suspeitos em Governador Valadares caiu de 500, no dia 1º de abril, para 486, de acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado às 17h30 dessa quinta-feira (2). A redução nos casos em investigação se deve ao aumento dos casos descartados, que foram de 46 para 59. Também há agora mais uma morte em investigação na cidade. No total, já foram 551 notificações na Secretaria de Saúde do município.

Com 370 casos confirmados, o estado de Minas Gerais é o terceiro mais contaminado do Brasil, atrás do Rio de Janeiro, com 992 casos, e de São Paulo, com 3.506 casos. Até o momento, Minas tem seis mortes confirmadas por Covid-19.

Últimos números divulgados pela secretaria de saúde de Governador Valadares

Painel de Leitos e Insumos

O Ministério da Saúde anunciou, nessa quinta-feira (2), o lançamento do mapa dos insumos estratégicos. O portal, intitulado de “Painel de Leitos e Insumos”, apresenta dados atualizados sobre a disponibilidade de EPIs, leitos de UTI e testes rápidos para o novo coronavírus em todos os estados brasileiros. De acordo com os dados, Minas Gerais tem 3.096 leitos de UTI adultos, contabilizando hospitais das redes pública e privada.

Ainda de acordo com os gráficos, Minas teria recebido 1.375.000,00 máscaras cirúrgicas. O número pode parecer alto, mas se torna pequeno considerando o gasto diário dessas máscaras nos hospitais, já que elas precisam ser trocadas a cada duas horas.

Uma das medidas adotadas pelo Ministério da Saúde para suprir a falta de máscaras tem sido o incentivo do uso de máscaras caseiras, feitas com tecido, que seriam eficientes na proteção contra o coronavírus. O Ministério chegou a lançar um passo a passo informando como as máscaras devem ser fabricadas.

Paises mais afetados pelo novo coronavírus no mundo

Atualmente, os Estados Unidos é o país com mais casos de infecção por Covid-19 no mundo — o número de contaminados chega a quase 250 mil. O país com mais mortes confirmadas ainda é a Itália, com quase 14 mil óbitos. Já o país com mais notificações de novos casos e mais mortes confirmadas por dia segue sendo a Espanha, que agora tem mais 117 mil casos e mais de 10 mil mortes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM