Ao todo, são 19.878 vagas no Estado
MINAS GERAIS – A partir desta segunda (31) estão abertas as inscrições para o concurso público da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), regido pelo Edital Seplag/SEE 3/2023. Ao todo, são 19.878 vagas em todo o Estado para atuação em unidades escolares, Superintendências Regionais de Ensino (SREs), Núcleos de Acolhimento Educacional (NAEs), Centros de Referência em Educação Especial Inclusiva (CREI) e Unidade Central.
O concurso, realizado em conjunto com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), tem como objetivo preencher cargos nas carreiras de Professor de Educação Básica (PEB), Especialista em Educação Básica (EEB), Analista Educacional (ANE), Analista de Educação Básica (AEB), Técnico da Educação (TDE) e Assistente Técnico de Educação Básica (ATB) no quadro de pessoal da SEE/MG.
Inscrições e taxa
O candidato pode fazer a inscrição até o dia 29 de agosto, às 16h, através do site https://conhecimento.fgv.br./concursos/seemg23. Os valores das taxas de inscrição são de R$ 43 para cargos que exigem curso superior. Enquanto para os cargos que exigem apenas o nível médio/técnico, o valor é de R$ 38.
Atenção aos prazos e normas
Os candidatos têm a possibilidade de realizar mais de uma inscrição, desde que não haja coincidência nos dias e turnos de aplicação das provas. Além disso, é preciso levar em consideração as normas constitucionais de acumulação de cargos no momento do exercício. Para cada cargo, deverá ser feita uma inscrição, assim como o pagamento das respectivas taxas.
Isenção da taxa de inscrição
Aqueles que se enquadram nos critérios de isenção da taxa de inscrição amparados pela Lei Estadual 24.261/2022 ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar a isenção. O candidato deve fazer a petição no site https://conhecimento.fgv.br./concursos/seemg23. Mas o prazo para a solicitação é até as 16h do dia 2/8/2023.
Provas e conteúdo programático
As provas serão aplicadas em Belo Horizonte e nas cidades-sede das Superintendências Regionais de Ensino (SREs). O conteúdo programático abrange conhecimentos básicos em Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Legislação Educacional e Direitos Humanos. Também faz parte da avaliação a redação e conhecimentos específicos, referentes a cada área de atuação.
Futuros servidores da Educação
A SEE/MG destaca que os candidatos nomeados em decorrência de aprovação no concurso deverão se submeter a Exame Admissional, realizado pela Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional da Seplag, em unidade central ou regional.
Para mais detalhes e atualizações, acesse o site da SEE/MG e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).