GOVERNADOR VALADARES – O 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras totalizou 289 bebidas inscritas. Desse modo, agora os produtores concorrentes devem enviar as amostras para o endereço indicado no regulamento até a próxima sexta-feira (9). O número de incrições superou as expectativas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), realizadora da competição.
O julgamento vai ocorrer de 11 a 13 de setembro, quando é comemorado o Dia Nacional da Cachaça. O processo de avaliação será no Mercado de Origem, em Belo Horizonte. Todavia, a missão de julgar as amostras será atribuída a um time de 24 jurados experientes no setor. O grupo passou por um treinamento especializado, em parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas (IFNMG), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).
“Já na sua primeira edição podemos considerar o concurso um sucesso. Nós tínhamos a expectativa de 250 inscrições e atingimos um número bem superior, com participação de cachaças de todas as regiões do Estado. Agora estamos aguardando a entrega das amostras para a realização da etapa de julgamento”, comenta o assessor técnico da Emater-MG, Lucas Rocha Carneiro.
Premiações
Com a distribuição de até 36 prêmios, o concurso foi dividido em 10 categorias que contemplaram as duas bebidas que serão avaliadas: Cachaças de Alambique e Aguardente de Cana Mineira.
As categorias são: Cachaça de alambique, Cachaça de alambique armazenada, Cachaça de alambique envelhecida, Cachaça de alambique envelhecida – Premium, Cachaça de alambique envelhecida – Extrapremium, Aguardente de cana, Aguardente de cana armazenada, Aguardente de cana envelhecida, Aguardente de cana envelhecida – Premium, Aguardente de cana envelhecida – Extrapremium.
Tradicionalmente, em cada categoria haverá premiações aos primeiros, segundos e terceiros colocados. A nota de corte será de 70 pontos.
Contudo, ainda haverá as seguintes premiações: Diamante, um por bebida, que será concedido a maior nota acima de 95 pontos; Agricultor Familiar, um por bebida, para as bebidas mais bem pontuadas entre as notas mais altas; e Troféu Mulher Alambiqueira, um por bebida, para as bebidas mais bem pontuadas entre as notas mais altas, conforme regulamento.
Peculiaridades
Embora muita gente confunda, Cachaça de Alambique e Aguardente de Cana, as duas bebidas que serão avaliadas no concurso, são diferentes. A primeira é aquela produzida exclusivamente em alambique de cobre e obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar crua, com graduação alcoólica de 38% a 48%. Já a aguardente de cana é a bebida com graduação alcoólica de 38% a 54%, obtida de destilado alcoólico simples de cana-de-açúcar ou pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar.
A data para a cerimônia de premiação dos vencedores do concurso ainda não foi confirmada, mas acontecerá no início de novembro de 2024.







