Como o Digital Health Pass está facilitando as viagens em todo o país

Quem um dia iria imaginar que, além do passaporte legal, que regula o deslocamento de cidadãos para diferentes países, também existiria um passaporte da saúde? Isso mesmo, o Digital Health Pass surgiu durante a pandemia e já está sendo adotado por diversos países como documento essencial para permitir a entrada de viagens em seus territórios.

Com o Digital Health Pass o usuário carrega em seu dispositivo todas as suas informações médicas, dados e relatórios de saúde, além de comprovantes de vacinação contra a codi-19. O passaporte da saúde, como está sendo chamado por especialistas, é um avanço no sentido de conter a disseminação do coronavírus.

Entretanto, setores da sociedade civil são contrários a essa iniciativa. Alguns argumentam que não concordam com a obrigatoriedade de carregar um passaporte de comprovação de vacinação. Outros afirmam ser ilegal o ato de condicionar o fluxo de pessoas a apresentação de tal documento. Independentemente da visão sobre a obrigatoriedade, nota-se que o Digital Health Pass promete revolucionar a sociedade.

O que são os Digital Health Pass?

Os passaportes digitais da saúde, em livre tradução, são documentos digitais que ganharam popularidade na pandemia de coronavírus porque eles certificam que determinada pessoa possa pegar a doença e espalhá-la para outras. Assim, esses passaportes serviram para manter a disseminação de coronavírus sob controle, evitando uma nova escalada global do vírus.

O uso alargado dos passaportes permitiria que governos e entidades privadas voltassem à atividade normal do período pré-pandemia. Isso porque, com os passaportes digitais de saúde, fica mais fácil saber quem teve contato com pessoas diagnosticadas com o vírus, os locais em que ele está se proliferando e tomar medidas rápidas de controle. Entre os três tipos de atestados dos passaportes digitais de saúde estão:

  • Atestado de vacinação
  • Atestado de negativo para o vírus
  • Atestado de recuperação do vírus

Esses passaportes ficam alocados em um aplicativo certificado por empresas como a IBM, multinacional americana do setor de tecnologia. Essas empresas serão responsáveis pela segurança da aplicação e por garantir a confiabilidade dos passaportes. Elas funcionam como entidades governamentais e coletaram as informações de saúde de todos os cidadãos.

Digital Health Pass e as viagens internacionais

Apesar de iniciativas semelhantes já estarem sendo usadas em países como Estônia, Lituânia, China e Brasil como documento necessário para ingressar nesses países, a verdade é que a comunidade global ainda está longe da segurança necessária. Especialistas afirmam ser necessária uma padronização do serviço.

Isso porque, devido ao fluxo intenso de pessoas ao redor do globo, apenas um serviço unificado consegue garantir uma baixa taxa de disseminação. Além de diminuir as chances da volta de uma pandemia que possa paralisar as economias do planeta. Em todo caso, os passaportes de saúde estão sendo adotados por uma grande variedade de países.

Segurança do DHP com conexões privadas

Além das questões burocráticas que orbitam o debate sobre a utilidade do passaporte digital, há uma segunda questão que pouco se debate na mídia. Essa questão diz respeito não à questão de saúde em si, mas se relaciona a segurança digital do certificado, já que nesses programas estarão informações sensíveis sobre o paciente.

Baixar os passaportes apenas de fontes oficiais do governo é essencial para evitar golpes. Além disso, usar conexões privadas para acessar o seu Digital Health Pass também garante que nenhum criminoso possa roubar seus dados. Para isso, experimente as melhores VPNs gratuitas para Android. Elas são maneiras seguras de acessar suas informações, sem riscos.

Se pretende viajar para algum dos países onde é necessário apresentar o passaporte digital de saúde, faça isso de uma maneira segura e livre de riscos. Ninguém gosta de ser vítima de golpistas, e ter seus dados roubados durante uma viagem pode atrasar os seus planos de lazer e descanso. Garanta a segurança do dispositivo celular e dos seus dados alocados de todas as maneiras possíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM