O objetivo é discutir as obras do novo Fórum da Comarca, com início previsto para 2024
Nessa terça-feira (4) o superintendente Jurídico Institucional e ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, reuniu-se com a diretora do foro de Sabinópolis, juíza Rafaella Rodrigues Moreira Lima, para tratar das obras do novo Fórum da Comarca, com início previsto para 2024. A magistrada estava acompanhada do prefeito de Sabinópolis, Carlos Roberto Barroso.
“Na data de hoje, recebemos a juíza Rafaella Moreira e o prefeito Carlos Roberto Barroso, de Sabinópolis, os quais solicitaram a antecipação das obras de construção do novo prédio do Fórum da Comarca de Sabinópolis, para o bom atendimento daquela comunidade. Com grande prazer e atenção é que empenharemos todos os esforços para alcançarmos a tão esperada antecipação”, afirmou o desembargador Gilson Soares Lemes, que representou o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho.
Segundo a juíza Rafaella Moreira, inicialmente, as obras tinham previsão de início somente em 2027, prazo que deve ser antecipado em três anos. “Enfrentamos uma série de dificuldades no antigo prédio, que atualmente abriga o Fórum, principalmente pela falta de acessibilidade”, disse. A magistrada também pontuou outros problemas, dentre eles a falta de estacionamento. “Importante lembrar que a comarca cresceu muito nos últimos anos e o prédio tornou-se inadequado para uma boa prestação jurisdicional”, afirmou a magistrada.
Atualmente, a Comarca de Sabinópolis agrega também os municípios de Materlândia e Paulistas, com uma população de quase 30 mil habitantes e aproximadamente cinco mil feitos ativos, em uma única vara mista.
O terreno para o novo Fórum já foi doado pela Prefeitura de Sabinópolis. As obras terão início após a conclusão do processo de licitação, ainda sem data definida. “Esperamos com ansiedade as obras porque a chegada da nova edificação vai proporcionar maior movimentação na cidade, revitalização e valorização da área, e principalmente geração de novos empregos”, concluiu a juíza.
Também participaram do encontro os desembargadores José Luiz de Moura Faleiros, Áurea Brasil e Lilian Maciel, que já atuaram em Sabinópolis, o desembargador Franklin Higino, que atuou como promotor de Justiça na comarca; o juiz auxiliar da Presidência, Eduardo Reis, que atua junto à Diretoria de Engenharia e Gestão Predial do TJMG; o diretor executivo de Engenharia e Gestão Predial do TJMG, Marcelo Junqueira; e o assessor jurídico da Prefeitura de Sabinópolis, Isaac José Franklin.