Comitê Municipal de Araçuaí se reúne para discutir ações contra o Aedes aegypti

O município está em alto risco de surto de doenças transmitidas pelo mosquito

O Comitê Municipal de Araçuaí de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya se reuniu na tarde de segunda-feira (4) para discutir formas de prevenção, controle e acompanhamento das doenças. A Secretaria do Estado de Saúde classificou o município como de alto risco de surto de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, devido às crescentes notificações, desde o início de fevereiro.

O encontro foi na Policlínica Municipal, com representantes da Secretaria de Saúde, Segurança Pública, Secretaria do Meio Ambiente e da Comunicação.

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação apresentou aumento de casos suspeitos notificados para dengue (190 registros) e para chikungunya (161) nas últimas quatro semanas. A dengue atingiu mais adultos na faixa de 20 a 49 anos e idosos de 50 a 64 anos. 

Para intensificar as medidas de controle o município iniciou na terça-feira (05/04) a utilização do carro fumacê, para combater o mosquito Aedes aegypti. O veículo circula no começo da manhã e no final da tarde, em horários apontados como mais propícios para a presença do mosquito. 

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Carine Freire Silva, e a técnica Ana Clara Ornelas, é fundamental a prevenção e o controle das doenças por meio da conscientização da população. 

A última pesquisa do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAA) apontou que a maioria dos focos foi encontrada nas residências, em reservatórios no nível do solo.

Dessa forma, é preciso que a população elimine possíveis criadouros do mosquito, por meio de medidas simples, como: verificar o quintal pelo menos uma vez por semana, eliminar água parada, principalmente após dias chuvosos, manter ralos limpos ou fechados, dentre outros cuidados universais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM