por MASSILLON NEVES
No Brasil, o Dia dos Pais é tradicionalmente comemorado desde 1953. Neste ano de 2020, o desafio dos comerciantes é driblar as dificuldades causadas pela pandemia e buscar inovações por meio do mercado digital, para manter as vendas.
Muitas empresas já enfrentavam os desafios de estar presentes no mundo on-line, que tem, cada vez mais, ganhado espaço na vida das pessoas. Mas, com essa pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), as empresas precisaram se reinventar e se adaptar.
A forma de se apresentar ao público, de forma on-line, tornou-se um hábito dentro dos estabelecimentos, que, antes, só faziam atendimentos presenciais. Hoje, com as redes sociais e aplicativos, as empresas conseguem fazer divulgações e alcançar seu público de forma prática.
Ferramenta para divulgação
Othon Bessa, de 46 anos, dono de uma barbearia no bairro Esplanada, em Governador Valadares, aderiu às redes sociais. “As redes sociais são fundamentais para transmitir segurança ao cliente, de que ele pode vir fazer um serviço com o risco mínimo de contaminação, além de também ajudar muito na divulgação e manter o contato com os clientes. Se não fosse a rede social neste momento, aí sim teríamos um impacto muito maior”, comentou o empresário.
Os espaços de tratamento estéticos, como a barbearia de Othon, vêm conquistando o público masculino. O serviço antes se resumia a corte de cabelo. Mas hoje, além dos cuidados com a barba, existem as massagens anti-stress, depilação, coloração dos fios grisalhos e higiene do corpo.
O empresário afirma que todas são ótimas opções de presentes para quem não sabe o que presentear neste Dia dos Pais: “Neste ano nós apostamos em kits com produtos para cabelo, como a coloração dos fios grisalhos e barba. Os serviços da linha estética são completos; temos depilação, cuidados com a barba e massagem”.
De acordo com o policial rodoviário federal Alexandre da Silva, de 39 anos, todo homem usa produtos para cabelo ou barba e, por isso, podem ser uma opção para quem deseja agradar neste Dia dos Pais.
“Vou à barbearia somente para cortar o cabelo e tomar uma cerveja ou chopp, que, aliás, não pode faltar em uma barbearia nos dias de hoje. Creio que todo homem utiliza algum produto para o cabelo, como shampoo, condicionador, e outros, como gel ou pomada modeladora. Acredito que uma loção pós-barba seja de uso comum da maioria e que um kit de cuidados estéticos é, sim, um bom presente”, afirmou.









