GOVERNADOR VALADARES – Nessa sexta-feira (18) começou a etapa final da Taça Valadares de Futsal, no ginásio Arnóbio Pitanga, na Praça de Esportes. Os jogos irão até domingo (20), na rua Afonso Pena, 2.550, Centro.
Os jogos da primeira etapa começaram em Santa Helena de Minas, passando por Frei Gaspar, Caraí, Carmésia, João Monlevade, Conceição do Mato Dentro, bem como Machacalis, Ipanema, Dom Joaquim e Almenara. Em Valadares, cerca de 300 atletas participam da decisão do campeonato.
Legado
O prefeito André Merlo esteve presente e agradeceu o empenho da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT). “É motivo de muita alegria e muito orgulho essa Taça, que leva o nome de Valadares, mas que é de toda a região, de toda Minas Gerais, e quem sabe um dia possa se expandir até o Espírito Santo também. Sempre foi um grande objetivo nosso incentivar o esporte na cidade. Essa Praça de Esportes em que vocês estão estava abandonada. Hoje é um espaço dos mais acessíveis e inclusivos do Brasil. Por aqui passam mais de cinco mil atletas, cinco mil alunos praticando todos os tipos de esportes gratuitamente. Esta é a nossa vontade: deixar um pequeno legado do nosso governo para o esporte valadarense.”
Conforme Kevin Figueiredo, secretário da SMCELT, o objetivo é que o protagonismo da região no esporte só aumente. “O esporte no Brasil e em Minas Gerais não tem uma fonte de financiamento como a saúde, assistência social. Tudo o que é feito na área esportiva nos municípios é feito com recursos das prefeituras. Precisamos pontuar esse fato para que vocês entendam que todas as prefeituras se envolveram nesse processo para vocês estarem aqui hoje; e que a Prefeitura de Valadares, o prefeito André e a SMCELT se mobilizaram para realizar este evento. Se depender de nós, o protagonismo da nossa região no esporte não vai acabar porque acreditamos na promoção do esporte como mecanismo de transformação social”, finalizou.
Homenagem
A cada edição, o troféu da Taça Valadares recebe o nome de alguma personalidade importante no cenário esportivo local. Então este ano, o homenageado foi Frade Capuchinho Mário Mazuchi de Novaes, conhecido como Frei Marinho. O vereador Paulinho Costa representou o religioso, que se encontra em Poços de Caldas, e recebeu em seu nome uma placa em homenagem aos serviços prestados ao esporte e à comunidade.
“Por meio do esporte, o Frei Marinho levou muita gente para a igreja. Na minha época, ele criou um time de futsal e um grupo de jovens, e incentivou muito o esporte, especialmente o futebol de salão em Governador Valadares. Assim como o prefeito André Merlo, que desde o início do mandato incentiva não apenas o futsal, mas também, o vôlei, o basquete, entre outros. Parabéns à Prefeitura e aos atletas – e que os melhores sejam campeões!”, declarou.
Relatos
“Quero parabenizar, em nome do presidente da Federação Mineira de Futsal, José Raimundo de Carvalho, a todos os envolvidos na organização. O prefeito André, o secretário Kevin Figueiredo e o diretor Guilherme Frossard por realizarem mais uma vez a Taça Valadares, que é uma grande oportunidade para os atletas da modalidade mostrarem sua competência”, declarou Nabil Zoukan, representante da Federação Mineira.
“Fico muito feliz com o convite feito pela Prefeitura. Estou me sentindo em casa. Minha mãe joga vôlei, eu já joguei futevôlei, e meus filhos também, então, sei da importância desse tipo de iniciativa para o esporte. Desejo a vocês um ótimo evento e que vençam os mais bem preparados e comprometidos com o esporte”, disse Ana Tristão, coordenadora da Câmara Técnica de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo do Sistema CIF.