O evento, que vai até o dia 16 de julho, terá diferentes orquídeas, espécies de folhagens, plantas frutíferas e ornamentais
Quem passou pela Praça dos Pioneiros na manhã desta quinta-feira (6) viu um colorido diferente com a Festa das Flores. Anualmente, o evento transforma a praça em um encantador jardim, composto por plantas conhecidas e exóticas, além de lindos artesanatos. Nesta 17ª edição, que vai até 16 de julho, a festa apresentará diferentes orquídeas, espécies de folhagens, plantas frutíferas e ornamentais.
Maria Célia, administradora e visitante da feira, contou que anualmente visita a Festa das Flores. De acordo com Maria Célia, além de ser uma tradição, é uma oportunidade de ver as mais lindas flores e folhagens e sentir a paz e a boa energia que a natureza transmite.
Contato com a natureza
“Eu gosto muito de plantas e coisas da natureza e sempre arrumo um tempo para vir conferir a festa. Hoje eu vim apenas para olhar. Sei que vai chegar uma variedade maior com o decorrer dos dias. Mesmo sem dinheiro ou já tendo comprado, sempre volto para visitar. A festa traz muitas coisas bonitas e a gente sente a energia boa que as plantas deixam no ambiente”, disse Maria Célia.
Assim como Maria Célia, a dona de casa Renata dos Santos também visita a feira todo ano. Então, nesta edição, além da mãe, que já conhece a festa, ela levou também a tia e o primo, que vieram do Rio de Janeiro para visitar a família e aproveitaram para conferir a festa.
“Minha mãe e eu somos apaixonadas por plantas e todo ano a gente visita e compra plantas. Já temos muitas em casa, mas sempre cabe mais uma. Este ano, além da minha mãe, eu vim com uma tia e um primo que queriam dar uma volta na cidade. Vou voltar para comprar mais depois, mas hoje vou levar só uma orquídea, que minha mãe ama”.
Expectativa de boas vendas
Caroline Rocha, uma das artesãs da Collab, loja que vende produtos de diversas artesãs de Governador Valadares, conta que essa é a segunda edição em que participa. Segundo ela, no último ano as vendas foram muito boas e a expectativa é vender ainda mais neste ano.
“A Collab está presente na Festa das Flores pela segunda vez. Aqui vendemos pintura em bambu, crochê, flâmulas e um bazar beneficente, em que todas as roupas têm um preço único de R$ 2. Ano passado não esperávamos vender tanto quanto vendemos e ficamos muito felizes com o resultado. Este ano trouxemos uma variedade maior e a expectativa é melhor”, disse Caroline Rocha.
Outros eventos
Nos dias da festa também serão oferecidas diversas oficinas, exposições de arte, artesanato local, apresentações musicais, folclore, cultura popular, indígena, teatro, workshops, dança e outras manifestações culturais.
A Festa das Flores é realizada pelo Núcleo Luz Divina (CEBUDV), em parceria com a Associação Encantar e com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT).