O Comando da 12ª Região de Polícia Militar recebeu 40 pistolas de emissão de impulsos elétricos, ontem (4), durante uma solenidade no auditório do 14º Batalhão, em Ipatinga. Aliás o armamento será distribuído em 32 cidades, destinadas às frações do 14º BPM, 26º BPM, 58º BPM, 17ª CIA PM IND e 21ª CIA PM IND.
O armamento foi adquirido através de emenda parlamentar do Deputado Federal Subtenente Gonzaga e visa imobilizar o abordado por meio de uma descarga elétrica. De acordo com Gonzaga, a pistola é importante para o militar que está nas ruas, já que ela evita o uso de munição letal em alguns casos. “Este armamento vai evitar que muitos militares vão às barras da Justiça, porque ele visa imobilizar o agressor de forma que reduza a lesão, e promove uma maior segurança do militar que está atuando e das pessoas que estão no entorno”, afirmou.
Coletiva de imprensa
Durante a coletiva, o comandante da RPM, Cel Juliano Fábio Lemos Dias, explicou que esta pistola é um instrumento de menor potencial ofensivo e que será muito eficiente na rotina da PM. “Evita usarmos força ou armamento letal contra pessoas que estão em surto ou apresentam algum tipo de resistência. Estas 40 armas serão distribuídas para 32 cidades. Com isso fechamos com os nossos 97 municípios contemplados, já que cidades na área do 11º BPM e 62º BPM já receberam”.
Ainda de acordo com o Coronel, a pistola de emissão de impulsos elétricos tem, normalmente, um alcance de cinco metros. O modelo entregue na solenidade emite impulsos 5 segundos após acionamento. Então depois disso, a arma vai cortar a emissão de voltagem. O que evita até mesmo acidentes de trabalho no decorrer da ação policial. Todos os militares que receberam a arma também terão um treinamento. (PMMG)