Com volta de consumidores às ruas neste Natal, Sebrae dá dicas de venda a empreendedores

Segundo o gerente de relacionamento com o cliente, Ênio Pinto, maior desafio será atender às expectativas do novo consumidor, que agora está acostumado com a fluidez e a segurança dos canais digitais

Se antes os donos de lojas físicas podiam respirar aliviados quando o assunto era a preferência dos consumidores, agora não há como terem tanta segurança assim. Com o passar desses quase dois anos de pandemia no Brasil, as medidas de isolamento social geraram também na população a necessidade de se adaptar a um novo estilo de consumo, com destaque para as compras online. O gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae, Ênio Pinto, já considera esse fator como o maior desafio para os empreendedores no atendimento presencial.

“Vivemos agora o chamado mundo phygital, que é a fusão do mundo físico e digital, e os clientes cada vez mais vão exigir uma experiência positiva, tanto no seu canal de venda digital quanto no seu canal presencial”, explicou o gerente. Segundo ele, o atendimento presencial deve ser visto pelo empreendedor com ‘um ponto de calor’ com o cliente, o que pode ser otimizado com a criação de um ambiente mais encantador, que explore todos os cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. “A experiência natalina, por si só, é relevante e favorável para atrair os clientes no presencial. Então, é hora de aproveitar para caprichar na decoração, na organização da loja e no atendimento, sem esquecer dos protocolos de higiene, evitando aglomeração”, disse.

Para ajudar os donos de pequenos negócios na preparação das vendas do Natal deste ano, Ênio Pinto preparou algumas dicas para os empreendedores. Confira abaixo como aproveitar a volta dos clientes às ruas para impulsionar o seu comércio durante as festas de fim de ano:

1. Transforme sua loja física na embaixada da sua marca

“Hoje vivemos a era da experiência e na loja física a chance de proporcionar esse encantamento é muito maior. Por isso, aproveite os cinco sentidos para criar uma atmosfera positiva que seja o reflexo da sua marca. Invista na ornamentação da loja, coloque uma música natalina, traga perfume ao ambiente e até mesmo organize os produtos para estimular o toque. Também ofereça algo para estimular o paladar do cliente na hora da compra, com balinhas, jujubas, entre outras possibilidades”.

2. Tenha um time que seja mais do que vendedores

“Para construir esse ambiente encantador será preciso dar uma atenção especial ao seu time de colaboradores. Afinal, você só conseguirá apresentar uma experiência positiva para o seu cliente se o seu colaborador também tiver absolutamente engajado e motivado no negócio. No período de Natal, ofereça comissionamentos diferenciados, premiações para metas específicas e faça um bom treinamento. Não esqueça que as metas devem ser de fato desafiadoras para que tenham impacto real no volume de vendas”.

3. Proporcione uma jornada fluida de compras para o seu cliente

“Pense em como deixar o seu cliente mais seguro e confortável dentro da sua loja. Mesmo com vontade de frequentar novamente os ambientes presenciais, muitas pessoas ainda estão se adaptando a esse momento de retorno ao ritmo “normal” de vida. Além de continuar atento aos protocolos de higiene, eles também estão mais acostumados com a fluidez do mundo digital, com compras facilitadas, diferentes meios de pagamento, entre outros benefícios”.

4. Ofereça produtos e serviços que também transmitam uma experiência positiva

“A pandemia foi um momento difícil para todos e muitas pessoas vão querer se auto afagar ou se recompensar no Natal. Privilegie produtos de fácil manuseio, que não dê tanta manutenção ou recorrência de troca, pois ninguém quer ter preocupações. Com a expectativa de um grande volume de vendas, invista na qualidade dos seus produtos e serviços. Fuja de opções “piratas” para não gerar dor de cabeça para você nem para seu cliente depois”.

5. Integre os seus canais de venda presenciais e digitais

“A transformação digital é um dos legados da pandemia e o mercado digital tornou-se uma realidade para os pequenos negócios de todos os segmentos. Esteja preparado para a gestão do seu negócio em multicanais, conhecido como omnicanalidade. Agora está muito mais comum receber um cliente na sua loja que já viu os produtos pelas suas redes sociais e até mesmo começou um relacionamento por meio do WhatsApp ou direct. Você terá que recebê-lo na sua loja já sabendo dos gostos e interesses com um atendimento muito mais personalizado. Muitos clientes também vão recorrer ao presencial apenas para fechar as vendas”.

Você pode aproveitar hoje mesmo, que é o primeiro dia do mês de dezembro, para colocar todas essas dicas em ação e garantir um fim de ano feliz para sua empresa e seus clientes. Boas vendas e boas festas! Informações: Sebrae

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