GOVERNADOR VALADARES – Em 2025, a Ordem das Escolas Pias, conhecida como Ordem dos Escolápios, celebra 75 anos de presença no Brasil. Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a educação, a inclusão social e a evangelização, os Escolápios desempenham um papel essencial na formação de milhares de crianças e adolescentes em todo o país. E é em Valadares que está localizada a sede brasileira da organização religiosa, que mantém na cidade duas de suas principais instituições: o Colégio Escolápio Ibituruna e a Paróquia Escolápia Nossa Senhora das Graças.
Fundada em 1617 por São José de Calasanz, a Ordem nasceu com a missão de oferecer educação gratuita às crianças marginalizadas da sociedade — uma proposta radical para o seu tempo. Quase quatro séculos depois, o carisma calasancio continua vivo, especialmente nas cidades brasileiras onde a organização atua, como Belo Horizonte, Serra (ES), Araguaína (TO) e Aracaju (SE), além de Governador Valadares.
História no Brasil começa em 1950
A chegada dos Escolápios ao Brasil aconteceu em 16 de julho de 1950, com a vinda do Padre Francisco Orcoyen, Sch.P.. No ano seguinte, foi fundada a primeira escola, o Ginásio São Miguel (hoje Colégio Escolápio São Miguel), em Belo Horizonte. Já em 1952, a cidade de Governador Valadares passou a fazer parte dessa história com a assunção do então Colégio Ibituruna pelos religiosos escolápios, que hoje é o Colégio Escolápio Ibituruna — uma referência na educação local.
O município não é apenas um ponto no mapa da presença escolápia no Brasil — é o coração da missão. A cidade abriga a sede nacional da Ordem dos Escolápios e duas importantes frentes de atuação:
- Colégio Escolápio Ibituruna: um dos mais tradicionais da cidade, com educação baseada em valores humanos, sociais e cristãos.
- Paróquia Escolápia Nossa Senhora das Graças: comunidade religiosa ativa que fortalece os vínculos da fé com o serviço social e espiritual.
Essas instituições são expressão concreta da visão educacional de São José de Calasanz, unindo formação acadêmica de excelência à construção de valores e cidadania.
Um olhar que transforma vidas
Para o Irmão Marcus Túlio, Sch.P., ser Escolápio é muito mais do que pertencer a uma ordem religiosa — é abraçar uma missão de transformação:
“Ser Escolápio é servir a Deus e entregar a vida à missão de educar. É uma vocação bonita, que me convida a acreditar na transformação do ser humano e da sociedade por meio da Piedade e das Letras. Ser Escolápio é assumir que a educação, quando iluminada pela fé, se torna caminho de libertação, esperança e dignidade.”
Ele ainda destaca o papel da educação integral:
“Não queremos apenas formar bons cristãos ou boas pessoas para a sociedade: queremos ambos.”
Educação que vai além da sala de aula
Além das escolas e paróquias, a Ordem mantém quatro Centros Sociais Itaka-Escolápios em diferentes regiões do Brasil, voltados à inclusão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Nesses centros, são oferecidas oficinas de teatro, dança, capoeira, informática, publicidade e preparação para o mercado de trabalho — sempre com alimentação e apoio socioeducativo.
O objetivo é claro: criar ambientes seguros e acolhedores, onde os jovens possam desenvolver seus talentos, longe das ruas e das situações de risco.
“Chegamos à marca de 75 anos no Brasil com a certeza de que estamos no caminho certo para evangelizar e educar. E nosso trabalho ainda vai impactar muitas e muitas pessoas pelo país”, afirma o Pe. Maurício Martins, Sch.P., ecônomo da Província Brasil-Bolívia e pároco da Paróquia São Marcos, em Belo Horizonte.
Presença nacional
Além de Governador Valadares, a Ordem dos Escolápios está presente com escolas e paróquias nas seguintes localidades:
Escolas:
- Colégio Escolápio São Miguel – Belo Horizonte (MG)
- Colégio Escolápio Ibituruna – Governador Valadares (MG)
Paróquias:
- Paróquia Escolápia Nossa Senhora das Graças – Governador Valadares (MG)
- Paróquia Escolápia São Vicente de Paulo – Araguaína (TO)
- Paróquia Escolápia Nossa Senhora de Guadalupe – Aracaju (SE)
- Paróquia Escolápia São José de Calasanz – Serra (ES)
- Paróquia Escolápia São Marcos – Belo Horizonte (MG)








Comments 1
Um belo e encantador colégio, o Ibituruna.
Fiz o primário, ginasial e científico, na época, neste maravilhoso colégio.
Que venham muitos e muitos outros anos, de sucesso.