Nesta segunda-feira (5), foi publicado no Diário Oficial da União o edital do concurso público referente às 699 vagas destinadas à Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil. Os interessados em participar do processo seletivo concorrerão entre as 230 vagas para Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (AFRFB) ou às 469 vagas de Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil (ATRFB).
De acordo com as informações do edital, o Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil terá uma remuneração inicial de R$ 21.029,09, e para Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil, o valor do salário é de R$ 11.684,39.
Para a vaga de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil e Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil é necessário o candidato ter nível superior, com o diploma de conclusão de curso superior em nível de graduação devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação
O concurso será realizado em duas etapas. Na primeira, os candidatos terão que fazer uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; em seguida uma prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; e, por fim, a análise de pesquisa de vida pregressa, de caráter eliminatório. Já na segunda etapa contará com o curso de formação profissional, de caráter eliminatório.
As informações completas do concurso público poderão ser verificadas no edital, no site do Governo Federal. As inscrições para o concurso público estarão abertas do dia 12 de dezembro de 2022 até o dia 19 de janeiro de 2023. As provas ocorrerão no dia 19 de março de 2023.