Atuando há mais de 55 anos na educação infantil e no ensino fundamental em Governador Valadares, o Espaço Educacional Vieira Cabral, a antiga Escola “Chapeuzinho Vermelho”, anunciou na noite desta segunda-feira (21) que terá suas atividades escolares suspensas em 2021.
Conforme o comunicado, a suspensão das atividades é devido aos impactos da pandemia da Covid-19, que causaram cancelamentos de contratos, perda de alunos, renegociação de mensalidades, acúmulo de número excessivo de descontos e alta inadimplência.
Nas redes sociais, a diretora do escola, Lícia Vieira Cabral, fez um desabafo sobre as dificuldades enfrentadas ao longo do ano.
“Chegamos a dezembro de 2020 diante de um cenário incerto e, com um número irrisório de matrículas, nos vemos sem perspectivas que nos deem lastro para continuar em 2021. Diante do exposto, cumprimos o dever de comunicar que em 2021 o Espaço Educacional Vieira Cabral terá suas atividades escolares suspensas” – Lícia Vieira Cabral, diretora.
No mesmo comunicado, para os pais e responsáveis dos alunos, a direção afirma ter cumprido todos os compromissos durante as aulas remotas. “Mesmo reconhecendo que o lugar ideal para alunos e alunas é dentro da escola, ao sermos colocados à prova em promover os Estudos Remotos Supervisionados, vimo-nos diante do compromisso com cada família, aluno e aluna, com uma educação de qualidade. Através do engajamento de nossa equipe de professores, professoras e colaboradores, um trabalho primoroso foi feito. As famílias, nossos alunos e alunas, se dispuseram a transpor barreiras e resignificaram o jeito de aprender. Foram firmes enquanto impostos ao afastamento de rotina da escola”, disse.
Lícia também apontou descaso do governo com a educação neste ano. “Os entraves de 2020 foram grandes demais. Houve o descaso do governo com a educação, e tivemos que investir em tecnologia e contrair financiamentos bancários para garantir pagamento de colaboradores, fornecedores e impostos. Ainda tivemos que arcar com muitos imprevistos, como cancelamentos de inúmeros contratos, perda de alunos, renegociação de mensalidades, acúmulo de um número excessivo de descontos e alta inadimplência”, afirma. O comunicado não cita a previsão de retorno das atividades.
Sobre a suspensão das atividades, professores do Vieira Cabral não quiseram se manifestar sobre o assunto. Uma reunião está marcada para esta quarta-feira (22) para os funcionários serem comunicados oficialmente sobre a decisão das diretoras.
Até o fechamento desta publicação o DRD não havia conseguido falar sobre o assunto com a diretora, Lícia Vieira Cabral.
Solidariedade
Nesta terça-feira (22), o Colégio Ibituruna publicou uma nota lamentando o ocorrido.
“Hoje prestamos a nossa solidariedade a cada membro do Espaço Educacional Vieira Cabral. Com muita tristeza recebemos a notícia, na noite de ontem, da suspensão de suas atividades no próximo ano. Reconhecemos o papel e a contribuição de cada um de vocês em nossa cidade. Sintam-se orgulhosos da trajetória e história que trilharam até aqui. Hoje fica a nossa salva de palmas a todos os profissionais, famílias e alunos do Vieira Cabral. Sigam com fé, saúde e esperança!”
Colégio Ibituruna
Outra instituição particular, a Escola de Educação Infantil e de Ensino Fundamental Balãozinho Vermelho, na Ilha dos Araújos, também publicou nota de solidariedade.
“Foi com muita tristeza em nosso coração que recebemos a notícia que a tradicional instituição educacional Vieira Cabral comunicou o encerramento.de suas atividades. Foram muitos anos de excelente serviço prestado à nossa comunidade. Deixamos nosso abraço a todos os gestores, funcionários e professores. Que Deus tenha planos maravilhosos para a vida de todos”
Escola Balãozinho Vermelho