Com os 60 casais que formalizaram a união no 17º Balcão da Cidadania no sábado (31 de agosto), no campus I da UNIVALE, o Casamento Comunitário promovido pelo curso de Direito da instituição chegou a 2.045 matrimônios realizados em todas as edições do evento, que também oferece diversos outros serviços gratuitos à população. Orientações jurídicas e atendimentos em saúde estão entre os benefícios proporcionados pelos cursos da UNIVALE e da ETEIT.
Coordenador do curso de Direito, o professor André Rodrigues destaca que os atendimentos do Casamento Comunitário e do Balcão da Cidadania beneficiam principalmente as camadas mais vulneráveis da comunidade.
“Chegar à 17ª edição é um sinônimo de sucesso. Recebemos casais carentes, pessoas que não teriam como se casar pelas vias de cartório, com documentação, e aqui o serviço é ‘0800’. Além dos casamentos comunitários, são vários outros cursos da UNIVALE também ofertando serviços gratuitos para a comunidade de Valadares”, salientou o docente.
Também professor do curso de Direito, Luciano Souto acrescenta que os atendimentos são ainda uma grande oportunidade de aprendizado para estudantes da UNIVALE. “É uma experiência marcante para os alunos, que aqui têm a oportunidade de vivenciar na prática tudo aquilo que se vê na teoria. Também é um serviço social extremamente relevante, porque a sociedade está sendo beneficiada por esse atendimento”, comentou.
Casais que formalizaram a união durante o Balcão da Cidadania
Para os 60 casais que converteram a união estável em matrimônio, o momento foi de alegria e celebração. Um desses casais foi Tatiana Ferreira e Drielly Alves. “Isso representa muito para a gente, não tenho como expressar minha felicidade”, afirmou Tatiana. “Existe muito preconceito, mas estamos muito felizes por demonstrar para o mundo que o amor é o que prevalece para tudo. Muita gratidão, porque esse foi um sonho almejado durante muitos anos”, complementou Drielly.Fernanda Rodrigues e Daniel Leite também oficializaram o matrimônio no Casamento Comunitário da UNIVALE. “É muito importante a gente selar nossa união, do tempo que estamos juntos. É uma oportunidade muito boa”, disse Fernanda. “É um momento muito especial. Após a união, a gente programa mais planos para nossas vidas juntos”, declarou Daniel. (Com informações da TV Leste e da InterTV)