Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
Ação quer levar Vale a julgamento internacional
Moradores de Minas Gerais e Espírito Santo atingidos pelo rompimento da barragem de Mariana em 2015 terão a oportunidade de participar de uma nova ação internacional contra a Vale. Um tribunal inglês julgará a BHP e a Vale em outubro de 2024 por causa do desastre. A ação, movida por mais de 600 mil pessoas, incluindo 200 mil de Governador Valadares, visa responsabilizar a Vale de forma individual. O processo na Inglaterra tem previsão para começar em outubro deste ano e espera-se uma decisão final até dezembro de 2024. (Diário do Rio Doce)
Ufla abre inscrições de Programa de Música
Estão abertas as inscrições para os corais e orquestras do Programa Institucional de Música da Universidade Federal de Lavras (Ufla), voltados para o público acima de 14 anos. O período de inscrições vai de 26 de fevereiro a 8 de março. A participação é gratuita e proporciona um espaço de prática de música coral e/ou música instrumental para estudantes, servidores e comunidade em geral. Ao todo, são quatro projetos. Para o Coral Vozes do Campus e Grupo Canto das Nascentes não é necessário ter experiência prévia em canto. Para o Madrigal, é esperado experiência prévia em canto. E para a Orquestra de Cordas, é necessário conhecimento de violino, viola de orquestra, violoncelo ou contrabaixo acústico. (Jornal Panorama – Caxambu)
Estudo aponta ineficácia da desoneração
Uma nota técnica do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG conclui que a política de desoneração da folha de pagamento no Brasil, em vigor desde 2011, não teve impactos positivos consistentes sobre empregos e salários. Embora alguns setores tenham apresentado resultados positivos, como informação e comunicação, a eficácia geral da política é questionada. A prorrogação da medida até 2027 foi promulgada, mas há críticas quanto à sua efetividade. (Edição do Brasil – Belo Horizonte)
Poços sedia Fórum de Esportes
Nos dias 01 e 02 de março, Poços de Caldas sediará o 1º Fórum Municipal de Esportes, Exercício Físico e Lazer, promovido pela Prefeitura em parceria com a Secretaria de Esportes. O evento reunirá profissionais renomados para discutir temas cruciais relacionados ao esporte, exercício físico e lazer, visando fomentar a prática esportiva na cidade e região, promovendo o bem-estar e a inclusão social. Com palestras abrangendo desde a importância da atividade física regular até a psicologia do esporte, o fórum busca oferecer um ambiente inclusivo e informativo para todos os entusiastas do esporte. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
Lançamento do Minascon em Divinópolis
No dia 07 de março, na sede da FIEMG Regional Centro-Oeste, será realizado o Lançamento Oficial do Minascon, o maior evento da construção civil de Minas Gerais. O evento tem como objetivo fomentar negócios e promover a capacitação de gestores e profissionais do setor. A 21ª edição acontecerá em Divinópolis, de 04 a 06 de julho, e espera reunir representantes de toda a cadeia produtiva da indústria da construção, com uma ampla programação que inclui mostra de empresas, treinamentos, palestras e atrações inovadoras. (DiviNews)
Rádio MP lança podcast Destrava-Língua
A Rádio MP estreia a primeira temporada do podcast Destrava-Língua. Produzido pelos analistas em Letras do Ministério Público de Minas Gerais Fabíola de Sousa Cardoso, Cristóvão José dos Santos Júnior e Daniela Paula Alves Pena , o podcast pretende tirar dúvidas sobre a língua portuguesa. São dez episódios novos a cada mês. Na estreia, o apresentador Cristóvão José, ao tratar da paronímia, explica a diferença entre várias palavras da língua portuguesa que têm a grafia semelhante, mas o significado bastante diferente. (Jornal São Geraldo)
Multivacinação nas escolas de Araxá
A Secretaria Municipal de Saúde de Araxá está realizando a Campanha de Multivacinação nas escolas até 27 de março, visando atualizar os Cartões de Vacina de crianças e adolescentes de 4 meses a 15 anos. Essa campanha abrange diversas vacinas, incluindo as contra Covid-19, e requer o consentimento dos pais ou responsáveis, além da presença do Cartão de Vacina original e do termo assinado. As doses também estão disponíveis nas Unidades de Saúde. A iniciativa é uma oportunidade de acesso aos pais que não conseguem levar seus filhos aos Postos de Saúde e visa alcançar um alto índice de vacinação. (Clarim.net – Araxá)