Rede de Notícias do Sindijori MG
Timóteo terá curso superior em Arquitetura
A unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) passará a contar com um curso superior em Arquitetura. A informação foi publicada pelo prefeito de Timóteo, Douglas Willkys. Atualmente, o campus Timóteo oferece cursos de graduação em Engenharia de Computação e Engenharia Metalúrgica. Os cursos no Cefet são gratuitos, com 50% de vagas destinadas ao Sistema de Reserva de Vaga. Além dos cursos superiores, são ofertados cursos Técnicos em Edificações, Metalurgia, Química e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-Graduação em Mestrado em Engenharia de Materiais. (Diário do Aço – Ipatinga)
Andradas adere ao pró-genética
Com objetivo de melhorar o rebanho bovino andradense, como também ampliar a qualidade do produto e a rentabilidade dos produtores rurais, o município aderiu ao Programa Pró-Genética. A secretária municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Selislei de Cássia Coról de Pontes, e o vereador Adilson Carlos dos Santos estiveram em Belo Horizonte, onde participaram da solenidade de entrega de uma motocicleta e um botijão de sêmen. (Jornal Andradas Hoje – Andradas)
Projeto “Quarta-feira do Povo” é lançado
A Prefeitura de Araxá retoma nesta semana o programa “Quarta-feira do Povo”. A proposta, que foi iniciada em 2021 e suspensa por conta da pandemia da covid-19, tem como objetivo aumentar a participação da população na construção de ações que vão contribuir com o desenvolvimento do município. As audiências, em grupos ou individuais, são marcadas com antecedência na sede do Poder Executivo no Centro Administrativo. Os atendimentos são realizados no gabinete do prefeito e acontecem sempre às quartas-feiras. A expectativa é que cerca de 25 atendimentos sejam realizados em cada edição do projeto. (Correio de Araxá – Araxá)
Retorno de visitas hospitalares
O Hospital César Leite retornou com as visitas hospitalares. As visitas estavam suspensas devido à possibilidade de contágio dos pacientes pelos visitantes com covid-19. O provedor do HCL, Sebastião Onofre Carvalho, destacou que “…foi uma decisão difícil de ser tomada já que separar os parentes e amigos dos pacientes é complicado. As visitas aos pacientes têm um ‘poder’ muito grande de trazer conforto, carinho e alegria ao internado. Afinal, nosso paciente fica fora do convívio social, familiar e tem sua rotina totalmente transformada. A presença de pessoas próximas faz bem e estudos comprovam isso”. (Diário de Manhaçu – Manhaçu)
Remadores recolhem lixo de represa
A represa Bortolan recebeu a 3ª edição da Remada Ecológica, que tinha por objetivo incentivar a prática de atividades aquáticas e, principalmente, a preservação ambiental. Até uma piscina estava entre os resíduos recolhidos pelos remadores na represa Bortolan – foto Clube de Canoagem & Sup Praia do Sol. A ação foi promovida pelo Clube de Canoagem & Sup Praia do Sol e contou com a participação de 30 remadores. Os participantes percorreram o espelho d’água recolhendo todo tipo de lixo que encontravam às margens da represa. Entre os resíduos recolhidos estavam um pneu, muitas garrafas pet, galões plásticos e até mesmo restos de uma piscina. (Poços Com – Poços de Caldas)
Estação de Matozinhos reabrirá suas portas
Com o objetivo de preservar a história da ferrovia, que faz parte do patrimônio material e imaterial dos municípios, bem como criar espaços para que as novas gerações conheçam a memória ferroviária, a VLI – administradora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) – inaugura neste sábado (26) a Estação de Memórias de Matozinhos. A iniciativa faz parte do Programa Estação de Memórias, que nos últimos anos recebeu mais de R$ 10 milhões para a reforma de seis ativos. Dessa forma, para assegurar a manutenção dos imóveis que não integram a operação de trens de carga, é feita neles uma reforma geral, adequando sistemas elétrico e hidrossanitário às normas vigentes, troca de piso, telhado e outros. (Jornal Sete Dias – Sete Lagoas)
Capitólio reabre visitas nos cânions
O prefeito de Capitólio, Cristiano Geraldo da Silva, publicou na tarde dessa quarta-feira, 23, decreto que libera parcialmente a entrada de embarcações nos cânions de Furnas e Parque Cânions de Furnas, onde aconteceu uma tragédia em janeiro. Para editar o decreto, o prefeito levou em conta a importância socioeconômica do turismo, laudo da Defesa Civil do município e que o município está cumprindo todas as metas determinadas pela equipe técnica geológica. (Folha da Manhã – Passos)