Rede de Notícias do Sindijori MG
Eleitorado do Vale tem maioria de mulheres
Ipatinga, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso e Timóteo têm mais mulheres em seu quadro eleitoral. No total, 183.983 eleitoras constam no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em termos de país, o Tribunal divulgou as estatísticas de todos os brasileiros aptos a votar nas Eleições 2022. Seguindo a tendência de eleições anteriores, as mulheres são a maioria dos eleitores, com 53%, o que representa mais de 82 milhões de votantes. Dos 179.843 eleitores de Ipatinga, 96.018 (53,39%) são mulheres; Fabriciano, que tem 81.861 votantes, soma 43.729 (53,42%) eleitoras; Timóteo apresenta 53,28% de mulheres (31.897) dentre os 59.866 aptos a votar. (Diário do Aço – Ipatinga)
Produtoras patenses ganham prêmio
As produtoras rurais de Patos de Minas Sheila Veloso e Mariana Heitor (mãe e filha) foram premiadas em nível nacional do Prêmio Produtor Rural Sustentável, durante o 13º Workshop Produtor Rural, realizado em Brasília. A premiação ocorreu pela forma de manejo na administração da Fazenda Reserva Heitor, que fica na região de Colônia Agrícola, próxima a Leal e Café Patense. A fazenda é uma empresa familiar especializada na produção de cafés de alta qualidade, referência na região do Cerrado Mineiro, e, agora, reconhecida com o Prêmio Produtor Rural Sustentável. Ao todo, foram seis os ganhadores do prêmio. O Prêmio Produtor Rural Sustentável é uma iniciativa da Rede Sicoob. (Folha Patense)
Câmara viabiliza Centro Médico
Os vereadores de Pouso Alegre aprovaram em 1º turno projeto de lei de autoria do Poder Executivo que autoriza o prefeito a comprar um imóvel onde deve funcionar o Centro Municipal de Especialidades Médicas. O imóvel que trata a matéria é localizado no bairro Nova Pouso Alegre, na região central da cidade. O Centro Municipal de Especialidades Médicas prestará atendimentos nas áreas de Oncologia, Cardiologia, Ginecologia, Ortopedia, Neurologia, Psiquiatria, Oftalmologia, entre outras. (Diário Regional – Pouso Alegre)
Crea-MG reforça fiscalização
Uma força-tarefa para fiscalizar a atuação profissional nas áreas de engenharia, agronomia e geociências foi realizada em São Sebastião do Paraíso. A blitz, promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), vai percorrer cerca de 100 obras e empresas na cidade. O objetivo das blitze, que contam com um maior número de fiscais vindos de outras regiões, é potencializar a fiscalização de rotina, promovendo a segurança da sociedade e dos contratantes. O inspetor-chefe do Crea-MG, engenheiro civil Hebert José Silva, ressalta que a fiscalização vai coibir o exercício ilegal das profissões. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)
Preparativos para Exposição começam
Após dois anos sem acontecer devido à pandemia da covid-19, foi dado início aos preparativos para a realização da Exposição Agropecuária de Santo Antônio do Aventureiro, que acontecerá entre os dias 7 e 11 de setembro. Segundo a equipe responsável pela organização do evento maior daquele município serrano, os shows a serem apresentados estão sendo escolhidos minuciosamente, buscando atender os incontáveis pedidos do povo aventureirense que aguarda ansiosamente a volta do evento que sempre foi sinônimo de sucesso, organização, segurança e, mais importante, confraternização. (Além Parahyba – Além Paraíba)
Ações valorizam Patrimônio
A Prefeitura de Araguari, através da Divisão de Patrimônio Histórico da Fundação Araguarina de Educação e Cultura, promoveu uma semana de ações formativas de Educação para o Patrimônio Cultural e Difusão, envolvendo os alunos da rede pública municipal e estadual de ensino, bem como servidores efetivos da Secretaria de Educação. Essas ações visam a inserção dos estudantes, professores e demais servidores públicos na ótica da valorização do patrimônio cultural do município, de modo que a percepção da preservação do patrimônio histórico seja expandida, abrindo portas a um diálogo histórico e permanente entre passado e presente. (Gazeta do Triângulo – Araguari)
Fiemg homenageada em Caetanópolis
Ao celebrar 150 anos de atividades ininterruptas, em solenidade na sexta-feira (12/08), realizada em Caetanópolis – Região Central –, a Cedro Têxtil, também conhecida como Cedro Cachoeira, outorgou a Medalha Tecendo o Futuro ao Estado de Minas Gerais, na pessoa do governador Romeu Zema. A Fiemg também foi agraciada, por intermédio de seu presidente, Flávio Roscoe, que elogiou o pioneirismo da indústria de transformação mais antiga do território mineiro. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)