Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG
Unimontes volta com seu vestibular
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai retornar com o seu vestibular tradicional para o ingresso nos seus cursos de graduação. O anúncio, aliás, foi feito pelo reitor da instituição, professor Wagner de Paulo Santiago. Portanto as provas do vestibular da Unimontes serão no dia 10 de dezembro, visando o preenchimento de 2.734 vagas em 70 cursos de graduação (divididos em dois grupos) para o ano de 2024 (primeiro e segundo semestres). Conforme o reitor, 80% das vagas serão oferecidas no seu vestibular próprio e 20% serão preenchidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). (Novo Jornal de Notícias – Montes Claros)
www.novojornaldenoticias.com.br
Municípios vão ajudar hospital
Prefeitos e vices de 19 cidades da região aprovaram a proposta de rateio mensal de R$ 2,5 mil para evitar o fechamento do hospital psiquiátrico Gedor Silveira, de São Sebastião do Paraíso. De acordo com informações da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), a proposta foi discutida e aprovada em reunião nessa terça-feira, 12. Mas a previsão é que o repasse seja feito por 12 meses. O hospital alega déficit mensal de cerca de R$ 300 mil devido à defasagem na tabela de pagamentos do Sistema Único de Saúde (SUS). (Folha da Manhã – Passos)
Captação beneficia 6 pacientes
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro realizou nesta semana a captação de coração, rins, fígado e córneas para transplantes. A paciente doadora teve morte encefálica após sofrer um atropelamento. A doação autorizada pela família poderá beneficiar seis pessoas que aguardam na fila. Conforme o médico Ilídio Antunes de Oliveira Júnior, coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do HC-UFTM, um dos rins e o fígado serão transplantados em Uberlândia, o coração seguirá para Itajubá-MG. Mas o rim e as córneas deverão ser transplantados aqui no HC-UFTM. (Jornal de Uberaba)
Associação do Circuito das Grutas se firma
Das centenas de grutas que se encontram em Minas Gerais, um expressivo número se concentra nesses municípios, incluindo as três mais famosas, ou seja: a Gruta do Maquiné, em Cordisburgo; a da Lapinha, em Lagoa Santa; e a do Rei do Mato, em Sete Lagoas. Além das grutas, o turista aventureiro também conta com atrações como trekking, pedal e escaladas, além de uma série de eventos que ocorrem durante todo o ano em cada uma das cidades que compõem o roteiro. (Jornal Sete Dias – Sete Alagoas)
Minas firma parceria com a Ferrero
O Governo de Minas e a Ferrero assinaram, nessa terça-feira, 12, em Alba, na Itália, um protocolo de intenções para instalar um parque em Poços de Caldas e o desenvolvimento das atividades do programa educacional Kinder Joy of Moving, com o qual o Estado já mantém parceria. Dessa forma o termo foi assinado em reunião com executivos na sede da empresa após a apresentação do parque já instalado na cidade italiano, também criado com os objetivos de desenvolvimento educacional. (Mantiqueira Online – Poços de Caldas)
Mata faz Semana da Cachaça
Prossegue até esta sexta, 15, em Juiz de Fora, e sábado, 16, em Goianá, dentro do XI Encontro dos Produtores Rurais, a segunda edição da Semana da Cachaça. Promovida em parceria entre o Reza Forte, o sommelier João Simoncini, a UniAcademia e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a semana tem como tema “Por que não a cachaça? Um problema sociocultural de consumo”. A programação mescla cursos e palestras com samba e choro. Um evento tipicamente brasileiro. (Tribuna de Minas Juiz de Fora)
Guarda terá adicional de risco
A Prefeitura de Varginha encaminhou para a Câmara Municipal o Projeto de Lei de autoria do Executivo, que institui o adicional de risco de vida para a Guarda Civil Municipal de Varginha. Assim sendo o adicional será de 30% sobre o valor do salário mínimo vigente, conforme prevê o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. O adicional de risco de vida substitui a concessão do adicional de periculosidade aos Guardas, não sendo, portanto, cumulativos. (Blog do Madeira – Varginha)