Rede de Notícias do Sindijori MG
HM de Valadares tem UTI Pediátrica
Em novo local dentro do Hospital Municipal (HM), desta vez no terceiro andar ao lado da UTI Neonatal, estão instalados os 10 leitos de UTI Pediátrica Tipo II – UTIs credenciadas e habilitadas pelo Ministério da Saúde (MS) para atender crianças de 0 a 12 anos em estado grave ou potencialmente grave. “Trabalhamos incansavelmente para poder oferecer a todos o melhor atendimento em saúde e contar com uma UTI Pediátrica que é um atendimento ainda mais especializado, uma conquista muito grande para o Município. Somos o único hospital da cidade que tem essa estrutura”, ressaltou o prefeito André Merlo. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)
Câmara de Muriaé adota libras
A sessão da Câmara de Muriaé nesta semana teve uma novidade em sua transmissão: a participação de intérpretes de libras. O presidente da Casa anunciou logo no início a novidade, informando que seria contínua, agora, destacando ser mais um passo de sua gestão a fim de ampliar a acessibilidade ao legislativo municipal. O primeiro dia contou com as profissionais Juliana Amaral e Nataly Demarque, que se revezaram durante as mais de 3h de duração da sessão. O serviço não oferecerá nenhum custo para a Câmara, já que está sendo ofertado por meio de uma parceria com o Executivo Municipal, mais especificamente pelo CAS Libras. (Gazeta de Muriaé)
Sul realiza Congresso de Direito
Nos dias 9 e 10 de agosto, cerca de 400 advogados e advogadas participaram do I Congresso de Direito de Família do Sul de Minas. O evento, que tem o apoio da CAA/MG, recebeu palestrantes de várias regiões do país. A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o presidente da CAA/MG, Gustavo Chalfun que, juntamente com o presidente da 20ª subseção, Alexandre Prado, condecorou Dimas Messias de Carvalho, presidente da Comissão de Direito de Família da OAB/MG e o professor Carlos de Sousa Carvalho, com a Comenda Lyda Monteiro, homenagem da CAA/MG destinada a nomes que prestaram relevantes serviços em prol da advocacia. (Ascom)
Ciclistas vão percorrer igrejas
Nesta segunda-feira, 15, quando Caeté comemora seus padroeiros, Nossa Senhora do Bom Sucesso e São Caetano, um grupo de ciclistas da cidade vai percorrer todas as igrejas locais, numa rota da fé. A concentração será às 6 horas, na praça João Pinheiro, para a bênção e participação na alvorada. Depois, em torno de 7h30, eles saem em direção a todas as capelas e igrejas no perímetro urbano da cidade: Santa Fructuosa, Emboabas, São Geraldo, Caixinha, Pito Aceso, São Francisco, Mãe Rainha, São Judas Tadeu, Bonsucesso, Deschamps, Bela Vista, Pedra Branca, Cidade Jardim, Morgan, Vila das Flores, São Francisco, Rosário, Gruta São Judas (Jornal Opinião – Caeté)
Ituiutaba tem Conferência da Mulher
A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, realizou a 1ª Conferência Municipal Agosto Lilás “Campanha de Combate à Violência contra a Mulher”. O evento registrou a presença da prefeita municipal, Leandra Guedes, da secretaria de Desenvolvimento Social, Aleuene Guedes, demais autoridades, mulheres assistidas pelos CRAS, entre outros. Durante sua fala, a prefeita alertou que as mulheres continuam sendo alvo constante de violência, desrespeito e abusos. (Gazeta Pontal de Minas – Ituiutaba)
Conselhos tutelares ampliados em JF
A possibilidade de ampliação do número de conselhos tutelares que atuam para garantir o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente em Juiz de Fora está em discussão tanto na Câmara Municipal, quanto na Prefeitura de Juiz de Fora. Na movimentação mais recente, quatro vereadores apresentaram um projeto de lei que pretende autorizar o Município a criar mais dois conselhos. A proposta foi apresentada no último dia 16 de julho e o secretário especial de Direitos Humanos da PJF, Biel Rocha, disse que a possibilidade também é discutida internamente pelo Município. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Concessão do Itacolomi debatida
Na semana que passou, no anexo do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF) realizou uma audiência pública sobre a concessão do Parque Estadual do Itacolomi. Na ocasião, foram apresentadas as alterações do projeto, celebrado entre o IEF e o Banco Nacional de Desenvolvimento Social. De acordo com o especialista em políticas públicas do Núcleo de Projetos do IEF, Daniel Marques, a expectativa é que o leilão de concessão do Lote, que contempla o Parque do Itacolomi e o Parque do Ibitipoca, seja realizado até dezembro de 2022, com outorga mínima de R$ 400 mil. (O Liberal – Ouro Preto)