[the_ad id="288653"]

Coletivo Deck de Valadares é destaque nacional no Prêmio Periferia Viva

Coletivo Deck de Valadares é destaque nacional no Prêmio Periferia Viva
FOTO: Instagram/ Coletivo Deck

GOVERNADOR VALADARES – O Coletivo Deck está entre os selecionados da 2ª edição do Prêmio Periferia Viva, uma iniciativa do Ministério das Cidades. A premiação reconhece projetos inovadores que promovem o desenvolvimento social e cultural nas periferias brasileiras. O Coletivo Deck, que atua na mobilização de ações sociais e culturais em Governador Valadares, ficou entre os 150 premiados na categoria Iniciativas Populares. 

De acordo com o edital do projeto do Governo Federal, além do reconhecimento pelo trabalho serão entregues 150 prêmios no valor de R$ 50 mil para os projetos do eixo Iniciativas Populares, no qual o Coletivo Deck foi selecionado ocupando a 40ª posição. 

O Prêmio Periferia Viva

O Prêmio Periferia Viva tem como objetivo valorizar iniciativas que combatem a desigualdade socioespacial e transformam a realidade das periferias. Neste ano, o tema central foi “Periferia Viva é Periferia Sem Risco”, destacando a importância de projetos que minimizem os riscos socioambientais e promovam a sustentabilidade.

O Coletivo Deck 

O Coletivo Deck atua há mais de 10 anos em Governador Valadares, promovendo a cultura hip hop e realizando diversas atividades como batalhas de rimas, oficinas de arte e intervenções em escolas e espaços públicos. Além das atividades culturais, o coletivo tem desempenhado importante papel na ocupação de espaços e no combate à violência contra a juventude.

A premiação do Coletivo Deck é um reconhecimento para o trabalho que vem sendo realizado em Governador Valadares. Outro destaque é a valorização das iniciativas culturais das periferias como uma ferramenta poderosa para a transformação social.

Para Danilo Korvo, produtor cultural e integrante do Coletivo Deck, o prêmio é um marco importante na história do grupo. Além disso, ele também destaca que a premiação é uma forma de valorizar as iniciativas culturais das periferias como uma ferramenta poderosa para a transformação social.

“Receber o prêmio Periferia Viva é ter o reconhecimento da nossa atuação na cidade com as juventudes e com a periferia. É reconhecer o Hip Hop e a cultura de rua como ferramenta de transformação e desenvolvimento numa cidade com alto índice de violência contra juventude e que ainda criminaliza as culturas periféricas que frequentemente são expulsas dos espaços públicos e reprimidas pela polícia como o movimento do Grau de Bike, o passinho do funk, as batalhas de rimas e outros artistas de rua. Nesse sentido, ser reconhecido nacionalmente nos dá mais possibilidades de enfrentar os desafios de uma cidade que historicamente oprime a cultura periférica.

A cerimônia de premiação

A cerimônia de premiação do Prêmio Periferia Viva acontecerá no dia 28 de novembro, no Museu Nacional da República, em Brasília. O evento contará com a presença de representantes de diversos projetos premiados de todo o Brasil.

Comments 1

  1. Fernanda Oliveira says:

    Coletivo Deck protagonista da luta pela cultura de rua!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM