GOVERNADOR VALADARES – Valadares ganhou, na noite dessa quarta-feira (11), um novo capítulo em sua história educacional. Em cerimônia marcada por celebração e expectativa, o Colégio Batista Mineiro inaugurou oficialmente sua unidade na Rua Cel. Roberto Soares Ferreira, 619, no bairro Vila Bretas. A chegada da instituição — que completa 108 anos em março — representa não apenas a expansão de uma rede consolidada, mas também a continuidade de um legado que já impactou milhares de vidas.
Fundado há mais de um século, o Colégio Batista Mineiro se tornou referência dentro e fora das comunidades batista e mineira. Ao longo de sua trajetória, a instituição contribuiu para a formação de gerações de estudantes, além de envolver famílias, educadores e colaboradores em uma proposta educacional que ultrapassa os limites da sala de aula.
Durante a solenidade de inauguração, o diretor-geral da Rede Batista de Educação, professor Valseni Braga, destacou o simbolismo do momento e o cuidado que antecedeu a chegada à cidade.
“Estamos aqui nesse evento de inauguração da nossa mais nova unidade da Rede Batista de Educação, o Colégio Batista Mineiro. Essa instituição que vai fazer 108 anos em março. Estamos chegando a Valadares para oferecer mais uma opção para as famílias valadarenses”, afirmou.
Segundo ele, a implantação da unidade é resultado de uma década de estudos e diálogo com lideranças locais. “Nossa escola é uma escola que tem uma proposta de educação integral, é diferenciada e ela oferece a educação em quatro dimensões: cognitiva, socioemocional, educação do corpo através do esporte e também a dimensão da espiritualidade que nós trabalhamos com nossos estudantes. De forma que, depois de 10 anos de análise de mercado e de conversas com as lideranças políticas e eclesiásticas aqui da cidade, nós então chegamos e pretendemos estar em parceria com as famílias para que as crianças e adolescentes aqui de Valadares possam ter uma educação focada nos princípios cristãos e assim elas possam construir um futuro muito feliz. Muito obrigado a todos.”
A nova unidade é a 23ª da Rede Batista de Educação, que já atua em Minas Gerais e em outros estados brasileiros. Para o pastor e presidente da Junta de Educação do Colégio Batista, Hélio Alves de Oliveira, a chegada da escola representa um avanço significativo para o município.
“A nossa cidade de Governador Valadares ganha muito com a chegada da 23ª unidade do Colégio Batista Mineiro. É mais uma unidade da Rede Batista Educação que já atua, além de Minas Gerais, em vários outros estados da nossa federação. E me alegra muito, nesse momento, ser o presidente da junta de educação que é o Conselho Administrativo”, ressaltou.
Valadarense, ele fez questão de destacar o olhar integral da instituição sobre o estudante. “O Colégio Batista é uma escola diferenciada, porque vê o ser humano, o estudante, de maneira integral. Corpo, alma e espírito. Isso quer dizer que, para além da alfabetização, das atividades acadêmicas, também nos preocupamos com o corpo nos esportes, também com o socioemocional e também com o espiritual, levando valores importantes do cristianismo para os nossos estudantes.”
À frente da nova unidade em Governador Valadares, a diretora Elissandra de Oliveira também enfatizou o propósito da escola de somar forças à educação local.
“A chegada do Colégio Batista vem trazer um ganho muito especial na vida dos nossos estudantes. Meninos e meninas vão ganhar valores, agregar realmente uma nova forma de ver o mundo com uma transformação integral. Então nós viemos para oferecer o que nós temos de melhor. Um ensino cristão, um ensino que realmente faz com que os estudantes se tornem cidadãos valorosos que podem se apresentar para o mundo de uma maneira mais crítica, mas sobretudo mais segura. Podem enfrentar o mundo. Então a educação ganha muito e nós não viemos para concorrer, mas viemos para agregar.”







