A Clínica Veterinária Municipal “Neima Rosa Lopes” foi criada em Manhuaçu em 20 de julho de 2020 e já é uma referência nos cuidados dos animais domésticos. Em 20 meses de funcionamento, a clínica teve cerca de 1.600 atendimentos. O estabelecimento presta atendimento a animais de rua, em condições de vulnerabilidade, resgatados e da população de baixa renda do município.
Além disso, pelo menos 1.070 animais foram castrados, através de um castramóvel. Em breve a clínica passará por uma reforma para oferecer estrutura e atendimento ainda mais qualificados. Serão adquiridos um laboratório, em forma de comodato, e uma sala de cirurgia.
Segundo o veterinário e coordenador da clínica, Rafael Rolim, o trabalho desenvolvido para os animais é de extrema importância para a sociedade. “Contamos com quatro médicos veterinários, que dão dinamismo e velocidade nos atendimentos. Temos local amplo e favorável à prestação de serviço, assim como um bom quantitativo de medicações, materiais e insumos que a clínica disponibiliza para melhor atender toda a população”, disse.
Ainda de acordo com Rafael, a ajuda oferecida pela sociedade civil viabilizou a conquista da clínica: “Os protetores de animais são nossos parceiros aqui. Nos ajudam a atender em diversas situações, com lar temporário, até com medicações que às vezes a gente não tem licitado. Eles são um reforço muito grande”.
A Clínica Veterinária Municipal fica na rua Maria Alves Almeida, bairro Lajinha, Manhuaçu. Está aberta de segunda a sexta (exceto em feriados), das 8 às 17 horas. O telefone é (33) 3331-2157, para agendamento prévio.