[the_ad id="288653"]

Circulação Noite de Cinema chega aos vales do Rio Doce e Jequitinhonha

FOTO: Divulgação

Cinco cidades receberão a mostra de cinema gratuita

GOVERNADOR VALADARES – Entre os dias 27 de maio e 11 de junho, o projeto Circulação Noite de Cinema vai invadir os espaços públicos nos vales do Rio Doce e Jequitinhonha. Cinco cidades vão ser contempladas com sessões abertas ao público e de classificação livre. De segunda (27) a quarta-feira (29), a programação estará presente em Serra Azul de Minas.

Programação completa

Serra Azul de Minas: 27 e 29 de maio;
Materlândia: 30 e 31 de maio;
Serro: 6 e 7 de junho;
Rio Vermelho: 8 e 9 de junho;
Sabinópolis: 10 e 11 de junho;

A princípio, a programação inclui curtas metragens com direção ou produção executadas por profissionais da região. As obras retratam a cultura e a diversidade dos Vales. Os filmes foram escolhidos através de uma chamada pública para as regiões. São eles: Lia, Entre o Rio e a Ferrovia; O maior rival: a era de ouro do futebol serrano; Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz; Pororoca; Menina Semente e Relatos Invisíveis.

A mostra, sobretudo, também terá os curtas brasileiros Meu nome é Maalum, 4 Bilhões de Infinitos, A Menina Espantalho e A retirada para um coração bruto. Todavia, o longa Na rédea curta será exibido na cidade de Serra Azul de Minas. Posteriormente, para completar o clima de cinema, o evento terá pipoca e refrigerante para todo o público presente.

A Circulação Noite de Cinema no Vale do Jequitinhonha e Rio Doce – 2024 é uma parceria do Coletivo Noite de Cinema e prefeituras das cidades participantes. Ela é colocada em prática com o patrocínio da Lei Paulo Gustavo.

FOTO: Divulgação

Endereços

Serra Azul de Minas
Dias 27 a 29/5 – 19h
Endereço: Ginásio Municipal – Rua Casa de Telha nº 01

Materlândia
Dias 30 a 31/5 – 19h
Endereço: Centro Poliesportivo Jovem Ação

Serro
Dias 6 e 7/6 – 19h
Dia 6/6 – 19h
Endereço: Praça Ângelo Miranda – Centro
Dia 7/6 – 19h
Endereço: Largo do Rosário – Distrito de Milho Verde

Rio Vermelho
Dias 8 e 9/6 – 19h
Endereço: Praça Nossa Senhora da Penha

Sabinópolis
Dias 10 e 11/6 – 19h
Dia 10 – 19h – Endereço: Praça Monsenhor Amantino, próximo à prefeitura
Dia 11 – 19h – Endereço: Escola Municipal José Barroso Neto (em confirmação)

Sinopses

Lia, Entre o Rio e a Ferrovia
Direção: Elisangela Bello Pereira Barcellos
Os sonhos e a imaginação de uma menina que faz dos livros um ponto de partida para viagens que ultrapassam as fronteiras de sua cidade, assim como o movimento do Rio e da Ferrovia que vai marcar toda sua vida.

O maior rival: a era de ouro do futebol serrano (documentário)
Direção: Guilherme Adalton
Este documentário conta a história da rivalidade entre América e Spartak, da cidade de Serro – MG. Os dois times surgiram na década de 60, mas a rivalidade teve seu auge nos anos 70 quando Nozinho Moreira, ex-Spartak, se tornou técnico do América e levou consigo alguns jogadores do Spartak para o América. Na imagem final, onde Helvécio, ex-jogador do América, apresenta a sua equipe, a foto é da década de 70, entre 1975 a 1977, e não da década de 80. A base é a mesma da rivalidade que se aflorou e se estendeu até a década de 80.

Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz
Direção: Lucas Assunção
Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz mergulha nas profundezas de uma comunidade quilombola, onde cada ingrediente conta uma história e cada prato é um testemunho de gerações

Pororoca (animação)
Direção: Fernanda Rocque e Francis Frank
Adaptado do texto “A inacreditável história do pescador” de T. Dalpra Jr, Pororoca é fruto do amor entre a Baleia e o Peixe-boi; uma metáfora do agitado e caudaloso encontro da água do mar com a água do rio.

Menina Semente
Direção: Tulio Beat
Numa cidade poluída, repleta de contrastes, brota uma semente singular: uma menina indígena do passado.

Relatos Invisíveis
Direção: Tainara Torres
Pela primeira vez, atingidas e atingidos, que vivem nos Territórios 01 (Rio Casca e Adjacências) e 02 (Parque Estadual do Rio Doce e sua Zona de Amortecimento) contam sobre a invisibilidade e as incertezas do processo de reparação dos danos que sofreram após oito anos desde o rompimento da barragem de Fundão, de responsabilidade das mineradoras Samarco, Vale e BHP Billiton. Em “Relatos Invisíveis”, as pessoas atingidas contam o que ficou engasgado por todo esse tempo, quais as angústias, incertezas, relembram da vida de antes, contam do que têm saudade e do que têm medo e, por fim, qual é o recado que deixam para as empresas rés.

Na rédea curta (longa)
Direção: Ary Rosa e Glenda Nicácio
Ao descobrir que terá um filho, Júnior decide ir atrás de seu pai. Sem escolha, Mainha embarca com seu único filho em uma aventura hilária até o Recôncavo Baiano.

Meu nome é Maalum
Direção: Luísa Copetti
Maalum é uma menina negra brasileira que nasce e cresce em um lar rodeado de amor e de referências afrocentradas. Logo que Maalum sai do seio de sua casa, ela se depara com os desafios impostos pelos discursos e práticas de uma sociedade racista. Assim que ela chega na escola, todos riem do seu nome. Ela não entende o porquê e, com a ajuda da sua família, Maalum vai descobrir o significado e a tristeza se transforma em orgulho, através da sua ancestralidade.

4 Bilhões de Infinitos
Direção: Marco Antônio Pereira
Após a morte do pai, uma família vive com a energia de casa cortada. Enquanto a mãe trabalha, seus filhos ficam em casa e conversam sobre ter esperança.

A Menina Espantalho
Direção: Cássio Pereira dos Santos
Luzia mora no campo com seus pais e o irmão, Pedro. Quando Pedro começa a ir à escola, Luzia quer acompanhá-lo, mas é impedida pelo pai. Enquanto vigia um arrozal, ela busca outros caminhos para aprender a ler.

A retirada para um coração bruto
Direção: Marco Antônio Pereira
Ozório é um senhor de 70 anos que vive sozinho onde o Judas perdeu as botas, na zona rural de Cordisburgo-MG. Passa seus dias ouvindo rock no rádio, enquanto vive o luto da sua companheira. Até que um movimento no céu quebra sua solidão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Piano Rock faz show em Valadares

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Quando o clássico e o rock se encontram, o casamento é perfeito. Foi assim quando a banda Scorpions, da Alemanha, gravou