GOVERNADOR VALADARES – Desde setembro, as praças públicas da região têm lotado de pessoas, arte e entretenimento, e se transformado em salas de cinema ao ar livre. O projeto “Cinema Mineiro nas Praças”, promovido pelo Observatório Criativo GV através da Lei Paulo Gustavo, já realizou diversas exibições públicas e gratuitas de filmes independentes para a população. E, agora, na segunda etapa da iniciativa, novos bairros e distritos de Valadares, além dos municípios de Alpercata e Coroaci, poderão prestigiar obras da sétima arte mineira.
Sobre o evento
A iniciativa tem o propósito de reconhecer o talento de produtores independentes de Minas Gerais, ampliando a inclusão no cenário audiovisual e destacando obras que discutem temas representativos, além de democratizar o acesso ao cinema. Com uma programação totalmente gratuita nas praças públicas das cidades e distritos da região, o projeto tem o objetivo de alcançar diferentes públicos e garantir a integração regional em um evento une cinema, lazer e, claro, muito entretenimento.
Segundo Letícia Firmato, produtora cultural e responsável pela organização do projeto, a ideia surgiu a partir do diálogo com produtores audiovisuais e amantes de cinema da região. Para ela, a proposta é aproximar o cinema do cotidiano das pessoas, exaltando a arte local. “O cinema mineiro mostra como é possível produzir bons filmes com as nossas histórias e como nossos artistas são talentosos. Além disso, o projeto busca a formação de público através da distribuição desses filmes, mostrando para a população que o cinema não está só em Hollywood”, explica.
Programação
A segunda parte do projeto continuará circulando por diversas praças da região, movimentando a comunidade e a economia local, e levando a beleza do cinema mineiro para a população. Confira a programação e participe:
- 18/10 – Alpercata – Praça José Rangel de Oliveira – Era Nova
- 19/10 – Gov. Valadares – Praça Dona Rosalva – bairro Santa Rita
- 25/10 – Coroaci – Praça Central
- 26/10 – Gov. Valadares – Praça dos Pioneiros – Centro
- 27/10 – Gov. Valadares – Penha do Cassiano
- 22/11 – Gov. Valadares – Baguari
Todas as sessões se iniciam sempre às 19h e possuem acessibilidade, com intérpretes de LIBRAS disponíveis.
Nas primeiras exibições, foi o filme de ficção “Monalisa”, produção da estudante de cinema Tainá Martins, que fascinou as crianças, os jovens e adultos de todas as idades que prestigiaram o evento nas praças locais. Agora é a vez do clássico “Menino Maluquinho” (1995) encantar os corações da nova geração ou reviver aquele sentimento de memória afetiva nos mais velhos.
Sob a direção do cineasta mineiro Helvécio Ratton, o filme se passa no cenário do Brasil dos anos 60 e conta a história do personagem criado por Ziraldo, um menino repleto de imaginação e energia enfrenta as dores e os prazeres do dia a dia em família, ao mesmo tempo em que se diverte com os amigos do bairro e na visita à fazenda do avô.
Também será exibido o curta-metragem “O Gigante do Terrão”, dirigido por Júlio de Souza, produzido a partir de uma oficina de interpretação oferecida a crianças da rua da Pedreira, Aglomerado Morro das Pedras, região oeste de Belo Horizonte, em 2023. A sinopse diz que o Terrão é o lugar da comunidade onde as crianças mais gostam de brincar. Só que um dia, um terrível Gigante, empunhando uma enorme espada, chega na comunidade e toma posse do Terrão. Agora, as crianças terão que se unir pra expulsar o gigante de lá e ter de volta um lugar para brincar.
Acompanhe o perfil do Instagram da organização do evento para não perder nenhum detalhe e prestigiar essa programação gratuita local!