Nesta quinta (15) e sexta-feira (16), o Cine Vitória a Minas exibirá filmes gratuitos em Valadares. A iniciativa recebe apoio da Prefeitura via Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT). O objetivo é levar cultura e entretenimento para os moradores das cidades de atuação da mineradora Vale. O cinema gratuito será na Praça Ari Ferreira Matos, no bairro Lagoa Santa.
O projeto é da NG Produções Culturais, com o apoio da produtora Cepar Cultural e patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O cinema itinerante acontece de 15 de maio a 7 de julho em cinco municípios do Espírito Santo e 11 de Minas Gerais, que receberão a carreta por dois dias em cada cidade.
Os filmes serão exibidos em um total de cinco sessões diárias. Durante todo o dia, turmas de alunos das escolas públicas poderão conferir os filmes em sessões agendadas, de acordo com a demanda escolar. Já a sessão exclusiva aberta ao público, será às 18h30. Como as vagas são limitadas, os interessados devem comparecer ao local no dia do evento para retirar os ingressos.
O cinema móvel é estruturado em um caminhão e consegue alcançar o público com pouco acesso a equipamentos culturais. Ao chegar ao local de destino, as laterais do caminhão se expandem, transformando-o em uma verdadeira sala de cinema, com telão, climatização, poltronas para acomodar até 91 pessoas por sessão, além de pipoqueira, dispensa para refrigerante e banheiros.
Filmes
Os filmes que serão exibidos foram especialmente escolhidos para proporcionar diversão e entretenimento para a garotada da região. Os Minions 2, A Liga de Monstros e Os Caras Malvados serão algumas das opções exibidas nas sessões agendadas para os alunos. Já nas sessões abertas serão exibidos os seguintes filmes: Jurassic World: Domínio, no primeiro dia de evento, e Dora e a Cidade Perdida, no segundo dia.
Além disso, buscando a inclusão de todos os públicos, serão disponibilizados filmes com acessibilidade, adaptados com legendagem descritiva, audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para que pessoas com deficiência visual ou auditiva também possam participar da programação. Em todas as sessões, os convidados ganham pipoca e refrigerante.