Agora, o município conta com 53 leitos UTI Covid SUS
Quando Governador Valadares começa a dar sinais de esperança e alívio no combate à covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, como medida emergencial, teve de bloquear temporariamente cinco leitos de UTI Covid no Hospital Municipal. O motivo, segundo o hospital, é a baixa no estoque dos medicamentos e insumos usados no tratamento de pacientes. Nesta sexta-feira (21) a cidade registrou nove novas mortes por covid-19. Ao todo, são 1.136 mortos e 25.645 casos confirmados da doença, sendo que 24.019 pessoas estão curadas. Apesar da queda na taxa de ocupação de leitos de UTI, Valadares continua no Nível de Alerta Alto.
Ontem, quinta-feira (20), após 68 dias, a taxa ocupação de leitos UTI Covid na saúde pública estava abaixo de 100%. Nesta sexta-feira (21) a cidade está com 77% de ocupação no SUS. Nos hospitais particulares, a ocupação de leitos caiu para 94%.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde revelou que busca alternativas para regularizar a situação dos leitos de UTI.
“O Município informa que não tem medido esforços durante toda a pandemia para adquirir essas medicações e insumos, recorrendo ao Estado e à União. A Secretaria Estadual de Saúde (SES), assim como a Secretaria Municipal de Saúde, está sofrendo com o desabastecimento, não conseguindo suprir a necessidade emergencial do município. Contudo, a SMS continua buscando e articulando de maneira mais incisiva nas esferas estadual e federal para que o quanto antes seja regularizada essa situação”
SECOM/PMGV
Hospital Bom Samaritano volta a atender com 28 leitos
Governador Valadares tem dois hospitais públicos que atendem pacientes com covid-19, o Hospital Municipal e o Hospital Bom Samaritano. Neste último, dois leitos estavam bloqueados devido à falta medicamentos do “Kit Intubação”. Nesta tarde (21), a assessoria de comunicação do hospital comunicou que os dois leitos de UTI Covid SUS que estavam bloqueados já estão liberados. Ainda de acordo com o hospital, o estoque e o recebimento de medicamentos para intubação foi reposto e normalizado, garantindo a segurança necessária para atender 28 pacientes em tratamento intensivo.
A partir de agora, Governador Valadares passa a contar com 53 leitos de UTI Covid, sendo 28 no Hospital Bom Samaritano e 25 no Hospital Municipal, para atender o município e toda a macrorregião, com 57 cidades.
Vacinação
Nesta sexta-feira (21) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu prosseguimento à vacinação contra a covid-19 para pessoas a partir de 35 anos com comorbidades e pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os idosos a partir dos 60 anos que ainda precisam se imunizar com a primeira dose também podem procurar uma das 13 unidades de saúde.