O primeiro turno das eleições gerais em 2022 acontecerá no dia 2 de outubro. Eleitores de todo o país irão votar para eleger deputados (estaduais e federais), senadores e presidente. Mas para uma pequena cidade no norte de Minas, com quase 7 mil habitantes, o calendário eleitoral será um pouco diferente.
Além das eleições no mês de outubro, no dia 11 de dezembro de 2022 os 5.721 eleitores do município de Divisa Alegre vão retornar às urnas para votar e eleger prefeito e vice-prefeito, conforme foi divulgado na terça-feira (9) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).
O candidato a prefeito e a vice que forem eleitos tomarão posse das funções no Executivo Municipal no dia 6 de fevereiro de 2023.
Mas por que Divisa Alegre terá eleições para o executivo municipal?
Nas eleições de 2020, Renilda Pereira de Sousa e Silva (PL) foi eleita prefeita de Divisa Alegre, mas o registro de candidatura não foi reconhecido pela Justiça Eleitoral.
De acordo com o TRE, o fundamento para a impugnação do registro de Renilda Silva foi a substituição fora do prazo da candidata Célia das Virgens. A substituição ocorreu 18 dias antes da eleição, violando o prazo legal. Célia teve o pedido de registro de candidatura indeferido no dia 27 de outubro de 2020. Somente no dia 28 de outubro a coligação apresentou Renilda Pereira de Sousa e Silva como candidata substituta.
Renilda Silva foi afastada do cargo no dia 8 de abril e o presidente da Câmara Municipal de Divisa Alegre, Ademir Alves (PL), assumiu interinamente o Executivo Municipal. Ele ficará à frente da Prefeitura até a posse dos candidatos que forem eleitos nas eleições no dia 11 de dezembro.
Calendário Eleitoral
- A partir do dia 9 de novembro até a proclamação dos candidatos eleitos, o cartório eleitoral de Pedra Azul (responsável pelo município de Divisa Alegre) funcionará das 12h às 19h nos dias úteis, e das 13h às 19h aos sábados, domingos e feriados.
- No dia 9 de novembro se encerra o prazo para entrega dos pedidos de registros de candidaturas à Justiça Eleitoral;
- A partir do dia 10 de novembro, os candidatos podem iniciar a propaganda eleitoral;
- No dia 11 de dezembro, realização das eleições suplementares para prefeito e vice em Divisa Alegre, no norte de Minas;
- No dia 6 de fevereiro de 2023 o prefeito e o vice-prefeito eleito são diplomados e tomam posse.