O Centro de Informação e Assistência Técnica – CIAAT celebra seus 15 anos de atuação
O Ciaat lança hoje (15), sua nova marca para celebrar os 15 anos de atuação em projetos de restauração ambiental e geração de trabalho e renda.
O Centro de Informação e Assistência Técnica – Ciaat é uma instituição da sociedade civil que tem como principal objetivo atuar como agência de desenvolvimento, promovendo e fomentando o desenvolvimento com base no tripé da sustentabilidade.
Tendo em vista o delicado momento em que o mundo está vivendo, pensar em sustentabilidade, reforçar a atenção às questões ambientais e demandas constantes por uma sociedade economicamente desenvolvida traz à tona a necessidade de expandir projetos com potencial de gerar trabalho e renda, como é o caso dos projetos implantados pelo Ciaat.
Agindo a partir dos eixos: sociedade socialmente justa, economicamente desenvolvida e ambientalmente saudável, as atividades do Ciaat melhoraram as condições de vida para pequenos e médios empreendedores por meio de inúmeros projetos, quer na área urbana, quer na área rural de diversas regiões das Minas Gerais, em parcerias com órgãos públicos e privados.
Desde 2013, a questão ambiental tem recebido atenção especial do Ciaat, haja vista a degradação das terras da região do Rio Doce. Várias tecnologias foram implantadas: Barraginhas, no modelo Embrapa, difusão de Sistemas Agroflorestais (SAF) para a geração de renda florestal, Recuperação de Nascentes, Restauração Florestal da Mata Atlântica, com o diferencial da Mobilização de Comunidades como elemento da Sustentabilidade dos Sistemas Florestais.
De acordo com o coordenador executivo do Ciaat, Antônio Carlos Linhares Borges: “O Ciaat é uma organização que dissemina conhecimento. Nós buscamos recursos e parcerias com outros organismos nacionais e internacionais para que eles financiem a disseminação do conhecimento transformador. Todo processo tem que ir buscando um novo conhecimento.”
Por meio da atuação do Ciaat, jovens universitários, técnicos, produtores rurais, artesãos, empreendedores de diferentes segmentos, puderam receber qualificação técnica e de gestão de território. Assim, também, aumentar sua produtividade e a sua renda mensal, com manejos inteligentes e uso de tecnologias limpas, de forma a preservar e recuperar o meio ambiente e a garantir a formação de comunidades sustentáveis.
Passados 15 anos de muito trabalho e ótimos resultados, o Ciaat tem muito a comemorar, afinal, mais de 9.380 pessoas foram diretamente beneficiadas pelas suas atividades.