Chega de Fogo na Floresta: CENIBRA intensifica ações contra incêndios florestais

FOTO: Divulgação/CENIBRA

CENIBRA investe continuamente em tecnologia de ponta para prevenir e combater os incêndios.

GOVERNADOR VALADARES – Minas Gerais tem sido uma das regiões mais afetadas pelos incêndios florestais em 2024, com mais de 3,6 mil focos de incêndio, o maior número registrado em 14 anos, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Para combater essa ameaça, a CENIBRA mantém um grupo de trabalho permanente de Prevenção a Incêndios Florestais e uma campanha publicitária inspirada pelo símbolo do beija-flor, que destaca o poder das pequenas ações individuais.

Enquanto as iniciativas de monitoramento constante buscam a rápida intervenção, a campanha #ChegaDeFogoNaFloresta procura mobilizar as comunidades locais, incentivando a denúncia de incendiários, alertas de focos de incêndio e a adoção de práticas seguras.

Além da devastação ambiental, os incêndios geram sérios impactos na economia e na saúde pública, pois a poluição resultante afeta diretamente a qualidade do ar, aumentando os casos de doenças respiratórias.

De acordo com a especialista em Proteção Florestal, Caroline Silva de Abreu, a CENIBRA intensificou suas ações para enfrentar o problema de maneira integrada. “Nós acreditamos no poder das ações individuais para gerar mudanças positivas. A Fábula do Beija-Flor nos ensina que todos podemos fazer nossa parte, independentemente do tamanho do nosso esforço. Queremos inspirar todos os cidadãos a se tornarem agentes ativos na preservação da nossa biodiversidade e na prevenção dos incêndios florestais”, destaca Caroline.

Tecnologia a serviço da preservação

A CENIBRA investe continuamente em tecnologia de ponta para prevenir e combater os incêndios. Drones, câmeras de detecção automática e sistemas de monitoramento são utilizados para identificar focos de incêndio em tempo real e permitir uma resposta rápida das equipes especializadas. Essas equipes atuam de forma coordenada com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, viabilizando a proteção das áreas verdes, nativas ou comerciais, do nosso território.

Além da tecnologia avançada, há o trabalho de conscientização das pessoas. Estudos feitos pela empresa apontam que a maioria dos incêndios em sua área de atuação é causada por práticas inadequadas, como o uso de fogo para limpeza de terrenos e a queima de lixo. “Além de causar danos ao meio ambiente e colocar em risco a vida das pessoas e dos animais, essa prática irresponsável pode resultar em incêndios de grandes proporções”, destacou Cássio Alves Gomes, supervisor de Proteção Florestal.

A participação ativa da sociedade é essencial para o combate aos incêndios florestais. A CENIBRA disponibiliza canais de comunicação gratuitos para facilitar a denúncia de atividades criminosas. Os cidadãos podem utilizar o 0800 283 1291 ou o WhatsApp (31) 97354-3333 para reportar quaisquer atividades suspeitas.

Sobre a CENIBRA

Constituída em 13 de setembro de 1973 e localizada no Leste de Minas Gerais, a Celulose Nipo-Brasileira S.A. (CENIBRA) opera com uma unidade industrial no município de Belo Oriente (MG) com duas linhas de produção de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto e capacidade instalada de 1.200.000 toneladas/ano.

A Empresa está presente em 54 municípios mineiros, com cerca de 8 mil colaboradores próprios e terceiros. Possui uma Central de Monitoramento que funciona 24 horas e conta com uma equipe dedicada a identificar e localizar focos de incêndio em sua base florestal.

Mais informações: comunicacaocorporativa@cenibra.com.br | 0800 283 3829.

FOTO: Divulgação/CENIBRA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM