Prisão aconteceu por meio de acionamento da atendente virtual Frida
O novo recurso que garante auxílio para mulheres vítimas de violência doméstica já demonstrou eficácia em Manhuaçu. Na tarde de ontem (12), uma mulher acionou a atendente virtual Frida, da Polícia Civil, pedindo socorro e enviando, em tempo real, sua localização via GPS. A atendente virtual Frida encaminhou a solicitação para a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) da Polícia Militar, que patrulhava nas proximidades do local indicado e conseguiu, em menos de 20 minutos, abordar e efetuar a prisão em flagrante do autor.
De acordo com os policiais, o homem estava novamente importunando a ex-companheira por não aceitar o fim do relacionamento. “O ex-companheiro, que não aceita o fim do relacionamento, a procurou e a questionava insistentemente expressando ciúme doentio. Devido a esta atitude, o autor descumpria as medidas protetivas”, relatou a Polícia Civil.
A mulher foi acolhida pela rede de enfrentamento à violência doméstica, que prestou todo o apoio necessário. O autor do descumprimento foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado e recolhido ao Presídio de Manhuaçu.
Trabalho em equipe
Ainda segundo a Polícia Civil, a atuação integrada entre as Polícias Civil e Militar de Manhuaçu na Prevenção à Violência Doméstica tem gerado excelentes resultados. São feitos acompanhamentos, encaminhamentos e visitas preventivas. Além disso, a polícia ressalta que os registros de ocorrências são bem detalhados e instruem os inquéritos, possibilitando a autoridade de Polícia Judiciária representar pela prisão preventiva dos autores e a interação e compartilhamento de informações que levam à prisão em flagrante do indivíduo, caso ele insista em descumprir as medidas protetivas de urgência.