Diferentemente dos anos anteriores, os ovos de chocolate industrializados não são os protagonistas no quesito vendas em 2022, no período da Páscoa. O produto teve um aumento considerável no preço, quando comparado há doze meses, o que deve reduzir a procura pelos consumidores.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os ovos de chocolate estarão até 8,5% mais caros nos supermercados e lojas de doces. A alta nos preços acompanha o momento que a economia brasileira está passando, em que o acumulado da inflação, nos últimos 12 meses, chega a 11,30%, o maior índice desde outubro de 2003. Nessa conta entram também os insumos de produção de ovos de chocolate, principalmente o cacau.
De acordo com Cristiano Alves, gerente de um supermercado, apesar de o chocolate estar mais caro, a expectativa é de que a venda desses produtos aumente 40% nas vésperas da Páscoa. Ele ainda conta que os consumidores têm escolhido cada vez menos comprar os ovos, substituindo-os pelas barras de chocolate e bombons.
“A gente percebe essa mudança no comportamento do consumidor; eles têm pesquisado os preços dos chocolates para montar kits e cestas, que têm mais variedade, e muitas das vezes saem mais barato do que o ovo de Páscoa”, disse Cristiano Alves.
Sarine Moreira, que é atendente em uma loja de doces e chocolates em Valadares, já percebeu que os clientes estão à procura de outros produtos além dos ovos de Páscoa neste ano.
“A procura aqui é variada. Sempre tem a procura das cestas de chocolate. Os ovos são mais as crianças que querem, os adultos preferem algo mais variado. E tem sempre quem faz em casa, que quer dar os chocolates para os filhos, os netos”, contou Sarine Moreira.
A professora de ensino fundamental Amanda Silva resolveu colocar a mão na massa para presentear os alunos neste período da Páscoa. Segundo ela, com o preço do chocolate mais alto, está compensando mais fazer os ovos em casa.
“Esse [o preço] é o principal motivo de que a gente está procurando fazer os ovos. Não tem como fazer uma coisa assim tão absurda para todos, devido à quantidade de alunos, né? Então, a gente tá pesquisando, dando um olhada, e tá comprando pra gente mesmo ir fazendo, aí ninguém fica sem”, disse a professora.
A percepção do comércio e dos consumidores sobre as compras de chocolates no período da Páscoa é retratada na pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
“Na Páscoa as pessoas buscam realmente pela tradição do ovo de chocolate, e isso impacta diretamente na venda dos ovos. Apesar disso, este ano em especial as pessoas estão buscando mais a famosa lembrancinha, né? Buscando os bombons artesanais, os miniovos de Páscoa, que é uma estratégia até das empresas para manterem o faturamento, e inclusive as barras de chocolate terão uma crescente em 2022, e também os famosos ovos artesanais”, explica a professora do curso de Administração do Senac Kíssila Meireles.
Kíssila também deixa uma dica para aqueles que estão dispostos a pagar um pouquinho mais e comprar os ovos de chocolate: “A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo destacou em uma pesquisa que a variação percentual chega a 181%, do ovo de chocolate de um estabelecimento para outro. Então, é importante pesquisar sempre”.