MUTUM – Na última segunda-feira (4), o prefeito, Claudinei Clemente de Freitas (Avante), anunciou o início das obras da Estação de Tratamento de Água (ETA). Com o apoio da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a construção auxiliará na captação de um poço profundo, rede de adução, distribuição e posteriormente de tratamento de água potável na localidade. A primeira etapa da obra já foi iniciada nos distritos de Humaitá e Ocidente.
Além de Claudinei Clemente, o engenheiro do Consórcio Esgotamento Sanitário Mutum Rhuan Eugênio Lagrimate Lopes, os técnicos da companhia e alguns moradores estiveram reunidos. De acordo com a prefeitura, a previsão é de que a ETA e demais ações sejam concluídas até novembro deste ano. O distrito de Centenário contém mais de 300 residências.
“Trabalharemos com o prazo de entrega até novembro de 2024 para que Centenário tenha 100% de água tratada e suas 320 residências também com água tratada. Os benefícios serão para todos no distrito, com a melhoria da qualidade da água. Daqui uns dias os moradores terão água tratada nas torneiras”, disse o prefeito.
Benefícios
“Estamos fazendo uma obra que fornecerá vários benefícios à população, como o tratamento de água, fornecendo água em todas as casas de Centenário, num total de 320 residências atendidas. Vamos fazer também a construção da captação de um poço profundo e da Estação de Tratamento de Água”, comentou o engenheiro Rhuan Lopes.
Para a realização da construção da ETA e todos os processos que envolvem a obra em Centenário, o Governo Municipal de Mutum possui desde 2006 um convênio assinado com a Copasa. O convênio tem o objetivo de fornecer água tratada em cinco distritos mutuenses com recursos da Copasa e do Governo do Estado de Minas Gerais.