A Polícia Civil esteve em Córrego das Pedras, zona rural de Engenheiro Caldas, na manhã desta quinta-feira (22), a fim de apurar as causas e circunstâncias da queda do helicóptero em que estavam o deputado federal e candidato à reeleição Hercílio Diniz, o vice-prefeito de Valadares, David Barroso (União Brasil), o piloto da aeronave, Fabiano Rufino, e o locutor Luciano Viana. O acidente ocorreu na tarde de quarta-feira (21).
As informações coletadas pela Polícia Civil serão compartilhadas com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Até o momento não há informações de quando a investigação da Cenipa será iniciada, mas a previsão é que ocorra nos próximos dias.
Investigações sobre o acidente
Segundo o Cenipa, investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III) serão os responsáveis por apurar as informações sobre o acidente. O primeiro passo da investigação será a coleta e confirmação de dados no local do acidente. A partir disso, será realizada a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.
Ainda de acordo com o órgão, “o objetivo das investigações realizadas pelo Cenipa é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”.
Um dia depois
Depois de 24 horas do acidente, já na parte da tarde, a movimentação no Córrego das Pedras estava bem diferente do dia anterior. Algumas pessoas que moram próximo daquela região passavam pelo local em busca de informações. Na maioria das vezes a curiosidade era saber se o helicóptero permanecia ou não no local.
Além disso, no local havia apenas a presença de técnicos da Cemig, que trabalhavam no restabelecimento da energia elétrica, devido ao rompimento dos cabos no momento do impacto do helicóptero, e também técnicos de uma empresa provedora de internet, que realizavam manutenção na rede de transmissão para restabelecer o serviço de banda larga.
Atualização sobre o estado de saúde
No final da tarde desta quinta-feira (22), o estado de saúde das quatro pessoas vítimas do acidente de helicóptero foi divulgado pela Prefeitura de Governador Valadares; todos seguem com o quadro de saúde estável.
O vice-prefeito, David Barroso, segue em tratamento na UTI. O deputado federal Hercílio Coelho Diniz recebeu alta da UTI para o quarto e segue em observação. O piloto da aeronave, Fabiano Rufino, segue em repouso e observação na UTI, e o locutor Luciano Viana recebeu alta na quarta-feira (21) e encontra-se em repouso em casa.