Cenipa investigará queda de helicóptero em que estavam deputado federal e vice-prefeito de Valadares

A Polícia Civil esteve em Córrego das Pedras, zona rural de Engenheiro Caldas, na manhã desta quinta-feira (22), a fim de apurar as causas e circunstâncias da queda do helicóptero em que estavam o deputado federal e candidato à reeleição Hercílio Diniz, o vice-prefeito de Valadares, David Barroso (União Brasil), o piloto da aeronave, Fabiano Rufino, e o locutor Luciano Viana. O acidente ocorreu na tarde de quarta-feira (21).

As informações coletadas pela Polícia Civil serão compartilhadas com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Até o momento não há informações de quando a investigação da Cenipa será iniciada, mas a previsão é que ocorra nos próximos dias. 

Policia Civil esteve no local do acidente na manhã desta quinta-feira (22) – Crédito: Reprodução/ Polícia Civil

Investigações sobre o acidente

Segundo o Cenipa, investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III) serão os responsáveis por apurar as informações sobre o acidente. O primeiro passo da investigação será a coleta e confirmação de dados no local do acidente. A partir disso, será realizada a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.

Ainda de acordo com o órgão, “o objetivo das investigações realizadas pelo Cenipa é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”.

A retirada do helicóptero será realizada após a liberação dos investigadores da SERIPA III – Crédito: DRD/ TV Leste

Um dia depois 

Depois de 24 horas do acidente, já na parte da tarde, a movimentação no Córrego das Pedras estava bem diferente do dia anterior. Algumas pessoas que moram próximo daquela região passavam pelo local em busca de informações. Na maioria das vezes a curiosidade era saber se o helicóptero permanecia ou não no local. 

Além disso, no local havia apenas a presença de técnicos da Cemig, que trabalhavam no restabelecimento da energia elétrica, devido ao rompimento dos cabos no momento do impacto do helicóptero, e também técnicos de uma empresa provedora de internet, que realizavam manutenção na rede de transmissão para restabelecer o serviço de banda larga.  

Técnicos da Cemig estiveram no local fazendo reparos na rede eletríca – Crédito: DRD/ TV Leste

Atualização sobre o estado de saúde

No final da tarde desta quinta-feira (22), o estado de saúde das quatro pessoas vítimas do acidente de helicóptero foi divulgado pela Prefeitura de Governador Valadares; todos seguem com o quadro de saúde estável.  

O vice-prefeito, David Barroso, segue em tratamento na UTI. O deputado federal Hercílio Coelho Diniz recebeu alta da UTI para o quarto e segue em observação. O piloto da aeronave, Fabiano Rufino, segue em repouso e observação na UTI, e o locutor Luciano Viana recebeu alta na quarta-feira (21) e encontra-se em repouso em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM