[the_ad id="288653"]

Cemig alerta para riscos com a rede elétrica durante temporais

FOTO: Divulgação/Cemig

GOVERNADOR VALADARES – Com a intensificação das chuvas, raios e ventos fortes, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) faz um alerta importante à população sobre os riscos envolvendo a rede elétrica durante temporais. Entre as ocorrências mais comuns nesse período estão colisões com postes e quedas de árvores, situações que, além de provocar interrupções no fornecimento de energia, podem resultar no rompimento de cabos da rede de distribuição, oferecendo risco de acidentes graves e até fatais.

Durante tempestades, a força dos ventos e a incidência de raios podem derrubar árvores ou lançar objetos contra a rede elétrica, ocasionando fios partidos e energizados no chão. Segundo o técnico de Segurança do Trabalho da Cemig, Gabriel Herculano, ao se deparar com um cabo rompido, a principal orientação é manter distância. “A pessoa não deve se aproximar, nem tocar no cabeamento, e precisa manter outras pessoas afastadas do local”, reforça.

Uma das situações mais perigosas ocorre quando cabos energizados caem sobre veículos. Nesses casos, sair do automóvel de forma incorreta pode expor a pessoa a um choque elétrico de alta intensidade. “Se um fio energizado cair sobre um veículo, a pessoa não deve sair de qualquer forma, pois, ao tocar o solo, pode se tornar o caminho mais fácil da corrente elétrica. Em redes de média tensão, esse choque pode chegar a até 13,8 mil volts”, alerta Herculano. A recomendação da Cemig é que o ocupante permaneça dentro do veículo, evitando tocar em partes metálicas, até a chegada das equipes de emergência. A orientação é acionar imediatamente o Fale com a Cemig, pelo telefone 116, que funciona 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados, além do Corpo de Bombeiros, pelo 193.

De acordo com a Cemig, a saída do veículo só deve ocorrer em um único cenário: em caso de incêndio. Ainda assim, o procedimento precisa ser feito com extremo cuidado. “O contato simultâneo com a lataria do automóvel e o chão pode causar choque elétrico fatal ou queimaduras gravíssimas”, explica o técnico. Nessas situações, a pessoa deve abrir a porta e saltar o mais longe possível, sem tocar ao mesmo tempo no veículo e no solo. Após o salto, é fundamental se afastar do local dando passos curtos, mantendo os pés sempre juntos ao chão, reduzindo o risco de passagem da corrente elétrica pelo corpo.

Árvores caídas também representam perigo

Outro alerta importante da Cemig diz respeito às árvores derrubadas durante temporais. Os galhos podem esconder cabos energizados, aumentando o risco de acidentes. Em nenhuma hipótese a população deve tentar cortar ou remover árvores caídas. “Pode haver um fio partido escondido entre os galhos, ainda energizado, oferecendo risco de choque elétrico de até 13.800 volts”, ressalta Gabriel Herculano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM