A Catedral de Santo Antônio já divulgou nas redes oficiais da paróquia o calendário da Festa de Santo Antônio, o padroeiro de Governador Valadares. A programação começa com uma missa, nesta quinta-feira (1º), às 19h30. Após a celebração, ocorre a iluminação do mastro de Santo Antônio e a abertura das tradicionais e aguardadas barraquinhas.
Em entrevista ao DIÁRIO DO RIO DOCE, o pároco da Catedral, padre Luiz Márcio, destacou o valor simbólico deste período para a cidade. “Santo Antônio é o padroeiro da Catedral. E a Catedral é a igreja-mãe da Diocese de Governador Valadares. Ele é também o padroeiro da cidade. Então é uma festa de visibilidade maior, é uma importância maior que se dá a este santo”, explica.
O padre ressalta, ainda, a relevância tradicional da festa, tanto na fé católica quanto na interação social, uma vez que a celebração é aberta a todos os públicos. “É tradicional as barraquinhas da Catedral de Santo Antônio. Além da parte religiosa, em que nós celebramos todos os dias a novena, com a santa missa e padres convidados, tem o segundo momento, que é a parte social da festa. Não só o público religioso, mas os mais variados públicos vêm saborear as delícias que têm aqui nas barraquinhas”, comenta.
Recurso para instituições filantrópicas
Ainda segundo o Pe. Luiz Márcio, o diferencial da Festa de Santo Antônio, em Valadares, é que a verba arrecadada pelas barraquinhas é totalmente destinada à instituições filantrópicas do município. O pároco esclarece que cada barraca corresponde a uma instituição. Desse modo, comprar em uma das barracas se torna uma forma de ajudar o próximo.
“As barraquinhas são das entidades filantrópicas de Valadares. Dentre elas, a Associação Santa Luzia, Dona Zulmira, Lar dos Velhinhos, ADQF (Associação de Acolhimento aos Dependentes Químicos e Familiares), Gapon (Grupo de Apoio e Prevenção Oncológico), Creche Teresa de Calcutá e outras também. As despesas com a parte estrutural são divididas entre todas as barracas. Mas o valor arrecadado é deles. Muitas entidades são mantidas, especificamente, com essa renda que arrecadam anualmente”, informa o padre.
Sob os cuidados da paróquia da Catedral estarão a barraca do leilão e a ação solidária. O pároco anuncia com entusiasmo a realização da festa em mais um ano. “A paróquia da Catedral é centenária. São cem anos de história aqui na cidade. Estas barraquinhas, a gente percebe que já entraram no calendário das festas típicas e tradicionais de Governador Valadares. A trezena começa agora, dia 1º de junho”, reforça Pe. Luiz Márcio.
Portanto se você está entre os valadarenses que não ficam de fora das celebrações e barraquinhas, confira a programação da Catedral de Santo Antônio para a trezena em honra ao padroeiro.
QUINTA-FEIRA (1º)
Missa, às 19h30, com Pe. Bruno, da paróquia São João Batista, de Itueta (MG). Em seguida, iluminação do mastro de Santo Antônio e início das barraquinhas.
SEXTA-FEIRA (2)
Missa, às 19h30, com Pe.Vinícius Lopes, da paróquia São João XXII (bairro Vila dos Montes), e barraquinhas.
SÁBADO (3)
Missa, às 19h30, com Pe. Marcus Vinícius, da paróquia Nossa Senhora Aparecida (Ilha dos Araújos), e barraquinhas.
DOMINGO (4)
Missa, às 18h, com Pe. Anderson Souza, da paróquia São Judas Tadeu (bairro São Pedro), e barraquinhas.
SEGUNDA-FEIRA (5)
Missa, às 19h30, com Pe. Euler Rodrigues, da paróquia Santa Dulce (bairro Penha), e barraquinhas.
TERÇA-FEIRA (6)
Missa, às 19h30, com Pe. Lucas Aredes, da paróquia São Francisco Xavier (Conjunto Sir), e barraquinhas.
QUARTA-FEIRA (7)
Missa, às 19h30, com Pe. Luiz Carlos, da paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição (bairro Ipê), e barraquinhas.
QUINTA-FEIRA (8)
Missa, às 17h, com o bispo Dom Félix, em solenidade a Corpus Christi, e barraquinhas.
SEXTA-FEIRA (9)
Missa, às 19h30, com Pe. Eduardo Vasconcelos, da paróquia Santa Terezinha, e barraquinhas.
SÁBADO (10)
Missa, às 19h30, com Pe. Rodrigo Tomaz, da paróquia Nossa Senhora de Fátima (Vila Isa), e barraquinhas.
DOMINGO (11)
Missa, às 18h, com Pe. Alexandre, da paróquia Nossa Senhora das Graças, transmitida pelo Youtube Catedral Valadares, e barraquinhas.
SEGUNDA-FEIRA (12)
Missa, às 19h30, com o bispo Dom Félix, e barraquinhas.
TERÇA-FEIRA (13)
Festa em honra a Santo Antônio com missa, às 9h (presidida pelo bispo Dom Félix), missa às 17h (presidida pelo Pe. Luiz Márcio) e encerramento das barraquinhas.
Conheça a história de Santo Antônio
Fernando Antônio de Bulhões, que se tornou o celebrado Santo Antônio, nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto do ano de 1195 e morreu em Pádua, na Itália, no dia 13 de junho de 1231. O jovem pertencia a uma família nobre, mas abdicou das riquezas para seguir a vocação.
Ele era filho único do oficial do Exército de Dom Afonso, Martinho de Bulhões, com Tereza Taveira. Aos 19 anos, contra a vontade do pai, Fernando Antônio entrou para a Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, passando a viver no Mosteiro de São Vicente, em Portugal.
Após dois anos, foi transferido para um centro de estudos em Coimbra (Portugal), onde foi ordenado sacerdote e se destacou como estudioso e pregador. O jovem viveu em Coimbra por uma década, até conhecer os frades franciscanos e se encantar pela forma como se dedicavam ao evangelho. Então dentro de pouco tempo, Fernando Antônio se tornou frade e se mudou para o mosteiro de São Francisco de Assis. Aliás durante a jornada como franciscano, chegou a conhecer pessoalmente o líder São Francisco de Assis, que reconheceu a sabedoria de Fernando Antônio e o delegou como formador teológico dos irmãos do mosteiro.
Estudiosos relatam que milhares de pessoas se reuniam para ouvir Fernando Antônio pregar o evangelho, e milagres aconteciam durante as pregações do sacerdote. Diante das evidências apresentadas em vida, Fernando foi canonizado, um ano após sua morte, em 1232, tornando-se Santo Antônio.