Nesta quinta-feira (11) foi realizado um evento com servidores da Zoonoses de Valadares e com a secretária municipal de Saúde, Caroline Sangali, para destacar a importância da marca de 3 mil castrações de cães e gatos, feitos pelo Castramóvel, desde sua inauguração, em julho de 2020. O evento aconteceu no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no bairro Santos Dumont II.
Além de diminuir a população de cães e gatos nas ruas de Governador Valadares, o Castramóvel tem como objetivo reduzir a transmissão de doenças que podem afetar os animais, como a leishmaniose.
O veículo conta com uma sala de cirurgia, onde os animais são castrados, e uma de pós-operatório, onde eles fazem a recuperação, acompanhados sempre de um profissional.
A secretária municipal de Saúde explicou o trabalho que é manter as atividades do Castramóvel na cidade. “É um momento de muita alegria! Sabemos das dificuldades que a Secretaria de Saúde passa e quanta luta foi para conseguir o Castramóvel. Agora, depois da pandemia, tudo subiu de preço e os repasses não aumentaram. Isso gera uma dificuldade, porque você gasta mais do que recebe, e isso pode gerar um desequilíbrio, mas, graças ao prefeito André Merlo, mantivemos muitas coisas, e é uma alegria ver que um trabalho tão importante quanto esse segue firme. Nós já vemos os resultados na rua, mas temos importantes missões ainda pela frente”.
Para utilizar o serviço, as pessoas precisam fazer um cadastro, que está disponível no site da Prefeitura, ou procurar o Centro de Controle de Zoonoses, que fica na rua Soldado Edson Veloso, s/nº, bairro Santos Dumont II. Informações: Prefeitura de Valadares