Casos de dengue aumentam 17,5% no Brasil em 2023

FOTO: Pexels

BRASÍLIA – O Ministério da Saúde divulgou, nesta sexta-feira, 8, que os casos prováveis de dengue tiveram um aumento de 17,5% em relação ao ano anterior. Ao todo foram contabilizados 1,6 milhão de ocorrências de casos e 1.053 mortes confirmadas em 2023. Minas Gerais entrou na lista de estados com maior incidência de dengue.

De acordo com o ministério, o crescimento pode ter relação com a variação climática, o aumento das chuvas e o número de pessoas suscetíveis à doença. Em relação à chikungunya foram notificados 145,3 mil casos da doença no país e 100 óbitos confirmados. Minas Gerais também teve grande incidência de casos de chikungunya.

Em nota, o Ministério da Saúde pediu o empenho da sociedade para eliminar os criadouros e evitar a água parada. A nota sugere que a população faça uma vistoria em casa pelo menos uma vez por semana. Além disso, o ministério afirmou que encaminha um biolarvicida para os estados e municípios, para garantir a proteção contra o mosquito vetor das arboviroses. O produto faz o controle das larvas do Aedes aegypti, com baixo impacto ambiental. O ministério também informou estar alerta e monitora constantemente o cenário das arboviroses no país.

Situação em Valadares

No mês passado, o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) mostrou que Valadares está em um patamar alto da presença do mosquito. Os dados apontaram que 4,9% dos imóveis têm a presença do mosquito transmissor das arboviroses. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que o número não ultrapasse 1%. Ainda de acordo com a pesquisa, mais de 90% dos focos do mosquito encontram-se dentro das residências. Os bairros Atalaia, Ipê, Vale do Sol, Cidade Jardim e Asteca tiveram o maior índice de infestação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM